saiba!

Como acalmar um bebê?

Todos os pais sabem o quanto é desesperador tentar acalmar um bebê que não para de chorar. Às vezes, nada parece funcionar: cantar, fazer caretas, balançar, levar para passear… Todas as tentativas são em vão, e o bebê continua a chorar como se não houvesse amanhã – e, às vezes, ainda mais forte do que antes. É um período de adaptação não apenas para os adultos que se veem, de repente, responsáveis por um ser tão pequeno e tão dependente e que lhes demandam toda a atenção. O bebê também sente as mudanças, afinal passou nove meses em um ambiente pequeno, quente, ouvindo os sons do corpo da mãe e sentindo um suave balançar dos seus movimentos. Tudo isso deixou de existir.

Como a única forma de comunicação que o bebê conhece é o choro, ele vai fazer muito uso desse recurso sempre que algo o incomode, seja fome, dor, cansaço, fraldas molhadas ou mesmo quando quiser apenas um carinho.

Como acalmar um bebê?

Foto ilustrativa: 06photo by Getty Images

Dicas para acalmar um bebê:

Mantenha a calma

O choro incessante do bebê, o seu cansaço e aquela sensação de não fazer a menor ideia do que o incomoda podem realmente deixá-la nervosa. Mas o melhor nessa situação é manter a calma. O bebê vai perceber o seu desespero e isso pode deixá-lo ainda mais irritado, piorando a situação. A ideia é simular o ambiente uterino para deixar o bebê mais confortável.

Enrole o bebê

Enrolar o bebê o ajuda a lembrar-se do aperto aconchegante do útero, tornando o ambiente mais familiar do que todo aquele espaço no berço. Tenha o cuidado de não o agasalhar muito, pois ele vai sentir calor e ficar incomodado.
Nos dias mais quentes, você pode deixá-lo apenas de fraldas e o enrolar com a fralda de banho.

Coloque o bebê de lado

Deite o bebê de bruços com o lado esquerdo do corpo sobre o seu braço, deixando as perninhas e braços livres. Essa é uma posição que ajuda muito a aliviar as cólicas, pois facilita a eliminação dos gases. Mas o bebê não pode ser colocado para dormir no berço nessa posição, pois aumenta o risco de morte súbita. Para dormir, ele deve ser colocado de barriga para cima.

Faça barulhos repetitivos para acalmá-lo

Esses barulhos são chamados de barulhos brancos e a ideia é simular o som uterino. São barulhos monótonos e repetitivos, como “shhh” em tom alto, o barulho de um secador ou o ruído do rádio na meia estação. Você também pode encontrar esses sons no Spotify.

Leia mais:
::Existe limite para dar colo para o bebê?
::Como cuidar da pele do bebê no sol
::Como armazenar o leite materno?
::Baixe o app Canção Nova!

Balance o bebê

O bebê sentia todos os seus movimentos quando estava na barriga, e o que deve ser feito aqui é balançá-lo devagar, com cadência e num ritmo regular e delicado. Deixe a cabeça dele levemente livre, porém, apoiada para que se mexa suavemente com o movimento. Se o bebê estiver enrolado, será mais fácil acalmá-lo com essa técnica.

Outras técnicas para acalmar nas crises de cólica

Além das já citadas, quando o problema do desconforto do bebê forem as cólicas, algumas outras técnicas podem ajudar, como o uso de bolsa com água morna na barriguinha. O calor ajuda o bebê a relaxar e diminui a dor, mas tome cuidado com a temperatura da bolsa e sempre a envolva em uma toalha ou outro tecido antes de colocá-la sobre a pele do bebê. Movimentos de bicicleta com as pernas e algumas técnicas da massagem Shantala também ajudam a liberar os gases e acalmar o seu bebê!

banner_tenha um otimo dia


Heda Cristina Bilard

Graduada em Enfermagem pela UNIFATEA, Heda Carvalho tem especialização em Saúde Publica pela UNITAU, Obstetrícia pela UNIVAP e Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo, áreas na qual possui vasta experiência de 10 anos. Ela trabalhou como Coordenadora na Saúde Pública de Guaratinguetá, foi Gerente de Enfermagem na Santa Casa de Lorena e Aparecida. Atualmente, é fundadora da assessoria para mães e bebês “CASULO”, sendo especialista em Educação Perinatal, Shantala, Laserterapia, Aromaterapia e Doulagem.

comentários