Hidrate-se

Como cuidar da saúde durante o verão?

No verão, não deixe de se alimentar e se hidratar muito bem

Verão é uma estação quente, e quando pensamos nele vem à nossa mente praia, sol, calor, mar e férias. No entanto, as altas temperaturas exigem de nós atenção com nossa alimentação, hidratação e saúde.

Nos dias ensolarados, a hidratação não pode ser deixada de lado, porque a perda de líquidos e sais minerais por nosso organismo supera qualquer outra estação, por isso é essencial o aumento de ingestão de líquidos, principalmente a água, para nos mantermos bem hidratados e dispostos para viver bem o tempo de descanso.

Como cuidar da saúde durante o verão?

Foto ilustrativa: Peopleimages by Getty Images

Como se alimentar?

A alimentação também requer atenção, pois com as altas temperaturas ficamos “sem fome”, há uma inibição da fome, que nos levam a ficarmos muito tempo sem comer nada, levando-nos à fraqueza ou “beliscando” coisas que não são saudáveis.

Por isso, opte por alimentos leves, de fácil digestão e ricos em água, como saladas, frutas, peixe e carnes magras; evite o consumo de frituras, sódio, excesso de carboidratos; não coma em qualquer lugar, pois é comum, nessa época, as contaminações causadas pelos alimentos. Ingira água, sucos naturais e chás gelados para repor sais minerais perdidos na transpiração.

Leia mais:
::Vale a pena inserir produtos orgânicos no cardápio?
::Como deve ser a alimentação de uma pessoa que tem diabetes?
::Qual o posicionamento da Igreja em relação à prevenção da AIDS?
::Você já ouviu falar sobre o triângulo da depressão?

Coma mais vezes ao dia, em menor quantidade, de três em três horas, pois o calor excessivo faz com que gastemos mais energia do que o normal.

Se for consumir doce, faça opção pelos feitos com frutas. Abacaxi, melancia, melão, limão e maracujá são as melhores opções.

Não exagere no álcool! As bebidas alcoólicas são muito refrescantes, porém, não contêm nenhum nutriente que favoreça a saúde. Além disso, são extremamente calóricas e ajudam a cultivar aquela “barriguinha” que não combina em nada com o verão.

Seguindo essas dicas, você, junto com a família e os amigos, poderão aproveitar dos momentos de lazer com disposição e saúde.


Michele Barros

Michele Barros é membro da Comunidade Canção Nova. Nutricionista, atua no Posto Médico Padre Pio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.