vida saudável

Vale a pena inserir produtos orgânicos no cardápio?

O que são os alimentos orgânicos?

Alimentos orgânicos são aqueles que, quando produzidos, não se utiliza agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes, respeitando o meio ambiente e prezando pela saúde de quem vai consumir tais alimentos. Vale a pena lembrar que, hoje, além das verduras, legumes e frutas, temos outros alimentos que são considerados orgânicos, como arroz, feijão, carnes e ovos.

Vale a pena inserir produtos orgânicos no cardápio?

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Hoje em dia, a preocupação com a saúde tem feito crescer a procura por esses alimentos. Por isso, vamos falar das vantagens que o consumo de produtos orgânicos traz para nosso organismo:

Primeiro, como eu disse no começo do texto, ele é livre de agrotóxicos, fertilizantes e faz bem para o meio ambiente, pois preserva o solo, reduz o impacto do aquecimento global, colabora para uma alimentação mais saudável.

Os alimentos ficam mais saborosos! Um exemplo são as frutas, pois a concentração de frutose é maior, ficando as frutas mais doces; são mais ricos em nutrientes, pois não existe nenhuma interferência de substâncias químicas.

A desvantagem é o preço, pois são produzidos em menor quantidade, exigem um pouco mais de trabalho. Levam mais tempo para ficar bom para o consumo – verduras e legumes “sem aditivos” demoram mais para amadurecer; animais sem hormônios gastam mais tempo para se desenvolverem. É um mercado em crescimento, e por ser “moda”, encarece-o também um pouco.

Vai algumas dicas para você que está pensando na qualidade de sua alimentação:

– Sempre dê preferência para os alimentos da estação, pois são mais em conta devido à grande produção;
– Não compre alimentos que já estiverem muito maduros, pois vão estragar rápido;
– Faça feira para a semana e compre apenas o que gosta de comer e já está acostumado a consumir. Se você tem o costume de comprar semanalmente, pode variar as opções. Exemplo: se comprar brócolis essa semana, na próxima invista no agrião, porque, assim, durante o mês, você terá uma alimentação bem colorida e variada;
– Os alimentos orgânicos têm um selo do Ministério da Agricultura, garantindo ao consumidor que eles foram fiscalizados por empresas certificadoras, as quais garantem a qualidade do produto;
– Se tiver um espaço em casa, faça sua mini-horta;
– Compre em lugares certos como feiras e mercados, que já oferecem esse tipo de alimentação.

Vale muito a pena incluir os alimentos orgânicos na rotina diária, pois as vantagens são muitas, e, na questão do preço, dá para fazer trocas inteligentes como não comprar o refrigerante e investir nos sucos naturais, não comprar alimentos processados e comprar os naturais, pois, além de mais nutrientes e saborosos, eles nos dão mais disposição e preserva nossa saúde.

Nunca é tarde para adotarmos hábitos saudáveis em nossa vida.


Michele Barros

Michele Barros é membro da Comunidade Canção Nova. Nutricionista, atua no Posto Médico Padre Pio.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.