EXEMPLO PARA AS MULHERES

Deus quer também visitá-lo como fez com Isabel

Talvez você se identifique com a história de Isabel. O sofrimento de Isabel talvez o remeta a situações e fatos dolorosos de sua vida, de quando você se sentiu inferior em relação a alguém. Situações que o levaram a sentir-se menos importante, apreciada, elogiada, inteligente, e que causaram em você uma considerável baixa autoestima.

Por isso, deixe o Senhor trabalhar em seus complexos. Apresente a Jesus suas frustrações, sejam elas por projetos que não deram certo em sua vida, por metas não alcançadas, sonhos não realizados, situações que o levaram à tristeza e à desilusão, gerando comparações e, às vezes, até um dissabor pela sua vida. Peça a Jesus que visite toda a sombra existente em sua história, que o levou a pensar não ser agraciada por Deus e, por isso, gerou em sua vida infelicidade.

Quem sabe, até hoje, você tem evitado falar no assunto e, diante da frustração, para não sofrer mais, enterrou tudo o que viveu dentro de você mesma, gerando angústia e, em outras ocasiões, raiva e ressentimento?

Deus quer também visitá-lo como fez com Isabel

Foto Ilustrativa

Entregue ao Senhor toda dor

Peça a Ele que visite sua história em toda situação de inferiorização e desprezo que o levou a sentir-se infeliz e frustrada. Fatos que o expuseram a comentários maldosos sobre a sua vida, conclusões erradas de suas atitudes e decisões, e o deixaram sentir o peso de uma mulher “mal falada”.

Entregue a Jesus todas essas recordações. Converse com o Senhor e exponha todos os sentimentos que surgem ao relembrar esses acontecimentos. Deixe o Senhor curá-lo. Que Ele visite, em suas memórias, os momentos em que sentiu vontade de esconder-se ou fugir para não mais ser alvo de olhares e críticas a respeito de sua vida e sua integridade.

No final de sua oração, agradeça a Deus por esse momento de cura e libertação e escreva, em um caderno, tudo o que vier a sua mente e ao seu coração, durante a oração, para que depois possa novamente repetir esse momento diante de Jesus.

Reze:

Jesus, eu me coloco diante de ti por inteira e apresento minha vida. 

Desejo que o Senhor passe pela minha vida como passaste pela vida de Isabel.

Eu reconheço que trago em mim traços de uma mulher que se sentiu colocada à margem da sociedade por não ter correspondido ao que as pessoas esperavam de mim.

Em certo momento, senti a vontade de me distanciar como fez Isabel. Senti medo e vergonha, Cura-me de todas as vezes em que me senti menosprezada por não possuir os padrões impostos pela sociedade atual e por não atender àquilo que esperavam de mim como mulher. Liberta-me de uma cobrança interior que trago pelas vezes que me comparei com outras mulheres e desejei viver a vida que elas viviam. Hoje, eu coloco em sua misericórdia todas essas lembranças. Cura-me, Jesus!

Jesus, eu também perdoo a todas as pessoas que também falaram mal de mim e me julgaram. Eu perdoo a todas aquelas que, de alguma forma, demonstraram, algum desprezo por mim. Eu as coloco em sua misericórdia. Não desejo mais carregar esse fardo. Ele não me pertence mais. Preencha-me com a alegria do Espírito como fizeste na vida de Isabel. Que eu redescubra a alegria em minha vida e passe meus dias com vosso louvor em minha boca.

Obrigada, Senhor, por ter tocado meu coração e por trabalhar minhas feridas interiores. Obrigada pela sua visita em minha vida.

Qual seria a causa da esterilidade de Isabel?

As escrituras não relatam qual seria a causa da esterilidade de Isabel. Sabemos, no entanto, que o Senhor tinha para Isabel um projeto de uma gravidez tardia. João Batista deveria ser gerado no tempo de Deus. Deus o quis para aquela época. A graça de Deus na vida de Isabel estava no coração do Pai para um determinado momento da história de salvação.

Muitas mães se perguntam: “Por que meu filho ainda não veio?”. Talvez a resposta esteja em justamente acreditar que Deus tem um projeto para sua vida como também tinha para a vida de Isabel. Dentro desse projeto, existe o fator “tempo favorável”. Dentro deste tempo favorável, é necessário também ver o dom da maternidade sobre outro foco.

Muitas mulheres não geraram filhos de seus ventres, porém são mães efetivas na família, na comunidade, na vivência de sua profissão. Enfim, exercem a maternidade, geram-nos constantemente para Deus. Nossos filhos não precisam necessariamente vir de nós e sim passar por nós. Existem mulheres surpreendentes que passam a exercer uma influência, um cuidado especial sobre as pessoas, e trazem dentro de si um dom precioso de ser aquela presença de mãe.

Existem mulheres que ainda esperam gerar filhos, mas não perceberam que, pelas suas mãos, muitos filhos já foram formados pela sua presença e carinho. Não se deram conta ainda que o dom da maternidade já está dando frutos há muito tempo. Rezemos por cada uma delas.

Oração de uma mulher que não gerou filhos

Peço ao Senhor que me cure dos complexos que trago por não ter conseguido gerar filhos. O Senhor sabe de todo desejo que tinha de gerar em meu ventre uma criança e o quanto a não realização desse sonho me frustrou e deixou marcas em mim.

Liberta-me de toda comparação que sofri e de todo olhar de maldição lançado sobre mim.

Eu tomo posse da palavra que diz: “Felizes as estéreis, as entranhas que não conceberam e os seios que não amamentaram!” (Lc 23,29).

Eu sou feliz mesmo não correspondendo ao que esperavam de mim. Sou considerada abençoada pelo Senhor mesmo não tendo gerado filhos.

Que toda maldição de infelicidade que colocaram sobre a minha vida seja retirada por vossa infinita misericórdia. Eu renuncio a todo sentimento de que sou imprestável e que meu corpo não é perfeito e normal para gerar um filho.

Acredito e tomo posse que o Senhor tem um projeto para mim e hoje assumo com mais confiança que, em tudo, o Senhor tem um propósito em minha vida.

Agradeço pelo dom da maternidade que já está dentro de mim. Quero, Senhor, expandir esse dom a todos os filhos que o Senhor colocar em minha  vida.

Eu assumo que sou uma mulher agraciada, tomo posse da bênção que está sobre mim.

Eu confio em Ti! Acredito que nada é impossível para Ti. Tomo posse de tua graça e de tua bênção.

Mais uma vez, eu afirmo: sou uma mulher feliz! Sou uma mulher agraciada por Deus!

Leia mais:
.:A alegria da visitação de Nossa Senhora
.:Características de algumas mulheres virtuosas da Bíblia
.:Zacarias e Isabel: um novo olhar, uma nova história
.:Sete atitudes de mulheres da Bíblia que toda cristã deveria imitar

Não podemos deixar de rezar por aquelas que ainda desejam engravidar, pois, através da oração, Deus pode realizar milagres. Ele não se esquece de ninguém e deseja agraciar aquelas que ainda não conseguiram ser mães. Rezemos também por aquelas que perderam seus filhos ainda no ventre e sofreram a dor de abortos espontâneos. Mulheres que, hoje, trazem o trauma de terem perdido seus filhos e nem ao menos contemplaram seus rostos. Clamemos ao Senhor o milagre da gestação na vida dessas mulheres. Que o Senhor as visite no tempo favorável.

Jesus, em vossa imensa misericórdia e bondade, visita a muitas mulheres que ainda têm o desejo da maternidade. Abençoa, Senhor, o ventre de cada uma delas. Toca e cura as causas da esterilidade de mulheres que ainda sonham em ser mães. São inúmeros os fatores que causam a esterilidade, mas sabemos que o vosso poder supera todos eles.

Visita também, Senhor, aquelas que fizeram várias tentativas de engravidar e acabaram se frustrando. Cura ainda física e emocionalmente aquelas que não conseguiram chegar até o final de uma gestação e viveram a dor de perder uma criança ainda no ventre. Algumas se culpam por isso. Liberta, Senhor Jesus!

Confiamos a Tias angústias de mulheres que ainda aguardam a realização do sonho da gestação. Que o Senhor lhes traga esperança.

Visita-as nesse dia e derrame sua bênção sobre o ventre de cada uma delas (você, aqui, pode nomear mulheres que talvez conheça e que ainda desejam a graça da gestação). Abençoe-as com o dom da maternidade!

Agradecemos-te, Jesus, e confiamos na vossa misericórdia.

Isabel não se deixou levar por frustrações

O encontro com Jesus curou o coração daquela mulher que fora marcado por uma vida de espera e frustações. A Bíblia nos atesta que Isabel era uma mulher de fé. Ela vivia uma vida em Deus. Com certeza, esperava a manifestação do Senhor em seu matrimônio. Mesmo vivendo suas dores, não deixou de confiar no Senhor. Isabel já vivia a sua maternidade espiritual dentro de sua casa. O dom já estava nela. Ela foi apenas sendo dócil aos projetos de Deus. Ela não deixou de confiar.

Essa foi a receita de Isabel: esperou em Deus. Não se afundou em suas frustrações, medos e incertezas e, no momento favorável, Deus a visitou. Se você se identificou com Isabel, eis um roteiro para alcançar sua libertação: a confiança.

Outro ponto interessante desse texto é a amizade entre Isabel e Maria. O amor fez Maria caminhar a uma longa distância, num terreno árido e desértico para ir ao encontro de sua prima. E sua presença na casa de Isabel foi de extrema importância: ela foi a faxineira, cozinheira, a amiga ideal para a vida de Isabel. Com Maria, Isabel pôde partilhar tudo o que estava vivendo. A presença dela foi especial para vida de Isabel. Quantas vezes, em nossas vidas, Deus nos deu uma irmã, uma prima ou uma amiga que chegou no tempo em que mais necessitamos de sua presença? Uma boa amiga nesses momentos são para nós verdadeiros oásis de Deus.

Se Deus lhe concedeu alguém assim, experimente agradecer a Ele pela vida dessa pessoa. Quais as amigas que, em horas difíceis, foram um socorro de Deus para você?

Rezemos pelas amigas que foram como Maria a Isabel

Eu me recordo de quando morei na Bahia e experimentei essa visita amiga, logo depois do nascimento de minha filha Chiara, e de ter passado por uma cesariana. Eu estava sozinha, sem ter ninguém que me auxiliasse com os afazeres de casa e com o bebê recém-nascido…  Naquele momento em que eu mais precisava, bateram à minha porta verdadeiras amigas. E, a cada dia, Deus me enviava a ajuda necessária. Em minha vida missionária, nunca me faltaram amigas que realizaram exatamente o que Nossa Senhora fez na casa de Isabel. Tenho muito a agradecer a Deus por isso. Recorde dessas presenças em sua vida e faça uma oração agradecendo a Deus por essas amigas verdadeiras que Deus colocou em sua história:

Jesus, hoje reconheço que o Senhor colocou em minha vida muitas mulheres que, à semelhança de Maria, tiveram um papel muito importante em minha vida nos momentos em que mais precisei. Quero te agradecer pela vida de cada uma delas. Desejo também aprender com o gesto recebido por elas a fazer o mesmo na vida de outras pessoas que precisarem de mim. Dá-me a graça de também ser uma boa amiga na vida de outras mulheres e realizar esse papel que Maria realizou na vida de Isabel.

Convite a Nossa Senhora

Quero também convidá-lo a fazer a experiência de chamar Maria para visitar você em sua casa. Faça uma experiência com essa amiga e mãe de todas as horas. Reze espontaneamente pedindo que Nossa Senhora também o visite neste dia e que ela traga a alegria da visita de Jesus em sua vida. Convide Nossa Senhora a ser, em sua vida, a ajuda necessária de que você tanta precisa. Quando se sentir só, experimente conversar com Nossa Senhora. Não tenha medo! Confie! Ela ouvirá sua oração e virá lhe fazer companhia.

Trecho extraído do livro “Mulheres Curadas”, de Rogerinha Moreira