Tempo de oração

Como ter um momento para orar a Deus diariamente?

“Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que está no escondido. E o teu Pai, que vê no escondido, te dará a recompensa.” (Mateus 6,3-4)

Santo Agostinho, referindo-se a este trecho da Sagrada Escritura, explica que “fechar a porta para orar em segredo” não significa apenas fechar a porta material da própria casa, por exemplo, mas, principalmente, fechar a porta da vontade própria e de todas as coisas: negócios, preocupações, cuidados e desejos que nos separam de Deus para unir-se intimamente a Ele.

Como ter um momento para orar a Deus diariamente

Foto Ilustrativa: Viorel Kurnosov by GettyImages

Aprenda a orar em qualquer lugar

Isso é maravilhoso! Mas fico pensando como colocar isso em prática diante de uma vida tão corrida, como a maioria de nós temos? E quando, por exemplo, estamos sem vontade nem ânimo para rezar? A resposta é esta: reze como conseguir, mas reze!

Eu mesma, várias vezes, rezo o terço no metrô, indo para o trabalho, e vou tentando, durante o dia, alimentar minha intimidade com Deus em meio às atividades. É ótimo quando consigo me retirar para “fechar a porta e orar em segredo”, mas isso nem sempre é possível. Então, vou lutando para rezar como posso, porque vida de oração é uma conquista diária, e como nenhuma conquista é isenta de lutas, também é preciso lutar para ser orante.

Leia mais:
.: Como anda o seu tempo para rezar? Já parou para pensar nisso?
.: Sete passos para ser fiel e crescer na vida de oração
.: Você sabe como rezar o santo terço?
.: Quero aprender a orar. O que eu faço? 

Aliás, Santa Teresa de Jesus afirma, em sua autobiografia, que oração e vida cômoda não combinam em nada, e lembra ainda que uma das maiores vitórias do demônio é convencer alguém de que não precisa rezar. Ou seja, quando o assunto é vida de oração, é preciso ter consciência de que se trata de uma luta espiritual e, para vencê-la, o único caminho é rezar, com ou sem vontade, seja em um lugar reservado ou não. Deus, que conhece o nosso coração, anseia para estar em intimidade conosco, mas também nos acolhe enquanto estamos a caminho.

Oração

Senhor, eu Te agradeço, porque és um Deus bom e misericordioso, e peço que convertas meu coração para que nada me separe de Ti. Renova em minha alma, neste dia, e a sede por estar em Tua presença, e ajuda-me a priorizar a oração em minha vida. Sim, eu sei que posso e devo fazer escolhas que favoreçam meu encontro Contigo. Ajuda-me a colocar este propósito em prática. Amém!

Trecho extraído do livro “Tenha um ótimo dia”, Dijanira Silva


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora do livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.