Significado

Aprofunde-se no conhecimento da palavra Adoração

O dicionário traz as seguintes acepções para a palavra adoração: “Adorar v.t. 1. render culto a (divindade). 2. Amar extremosamente”. No mesmo dicionário, a definição de culto, é: “Culto sm. 1. Adorar ou homenagear à divindade em qualquer de suas formas e em qualquer religião. 2. Modo de exteriorizar o culto, ritual. 3. Veneração, preito”. É claro que, essas definições apenas mostram que os termos se misturam e que se igualam à ideia do senso comum, “adorar a Deus é prestar-lhe culto”.

Aprofunde-se no conhecimento da palavra Adoração

Foto Ilustrativa: Jorge Ribeiro/cancaonova.com

Significado da palavra Adoração e sua etimologia bíblica

Latim: adoratio (ad oris, para a boca); gesto reverencial de tocar com a mão direita a pessoa ou objeto sagrado, e cobrir a boca com a mão esquerda.

Hebraico: shachah (170 vezes no Antigo Testamento): quer dizer inclinar-se, cair diante de, prostrar-se, ajoelhar-se.

No grego, utilizavam-se os termos latreia: o verbo grego la.treú.o (usado em alguns capítulos de Lucas) e o substantivo la.treí.a (no livro de João e de Romanos) transmitem a ideia de se prestar não meramente um serviço comum, ordinário, e sim um serviço sagrado, sendo aqui, então, indicado “adoração” no mais pleno sentido da palavra, pois fala de um serviço prestado a Deus (Lucas 1,74).

No grego, é utilizado também o termo proskynéo: esse termo era usado quando um escravo prestava homenagem a um superior a ele ou a um rei (Mateus 18,26). O termo grego “pro.sky.né.o” indica também o ato de adorar, como expresso em Mateus 4,8-9, onde satanás tenta ser adorado por Jesus. Mas Jesus recusou-se dizendo: “está escrito: ‘É a Deus que tens de adorar [forma do gr. pro.sky.né.o, ou, no relato de Deuteronômio que Jesus citava, hebraico ‘a.vádh]’ “(Mateus 4,10; Deuteronômio 5,9; 6,13).

Leia mais:
.: Livro do Apocalipse: esta é a revelação de Jesus Cristo
.: Conheça mais sobre a intercessão dos Santos Anjos
.: Por que só o sacerdote pode presidir a Santa Missa?
.: Entenda por que Nossa Senhora é Rainha e Mãe da fé

Outras palavras gregas ligadas à adoração são derivadas de eu.se.bé.o, thré.skeú.o e sé.bo.mai: A palavra eu.se.bé.o significa “dar devoção piedosa a” ou “venerar, reverenciar”, portanto, indica adoração. Em Atos 17,23, esse termo é usado com referência à devoção piedosa ou veneração que os homens de Atenas davam a um “Deus Desconhecido”.

De thre.skeú.o vem o substantivo thre.skeí.a, entendido como designando uma “forma de adoração”, quer verdadeira, quer falsa. Essa adoração falsa era a que Paulo praticava antes de se converter ao cristianismo (Atos 26, 5) ou na adoração falsa em Colossos, onde homens tentavam subverter cristãos a adorar a anjos (Colossenses 2,18).

A palavra sé.bo.mai (Mateus 15,9; Marcos 7,7; Atos 18,7; 19,27) e o termo relacionado se.bá.zo.mai (Romanos 1,25) significam “reverenciar”; venerar; adorar”. Objetos de adoração ou de devoção são designados pelo substantivo sé.ba.sma em Atos 17,23 e 2Tessalonicenses 2,4.

O que é a Adoração?

Adoração cristã não é um sistema religioso, um serviço de adoração, um culto público ou período de louvor, embora possa incluir tudo isso. Adoração cristã é uma relação pessoal com Deus.

a) Sentido estrito: prostração, reconhecimento de autoridade e relação com essa autoridade (Gn 24,48, Ex 4,31, II Rs 17,35, Sl 5,7, 95,6-7, Jo 4,23),

b) Sentido amplo: mais do que prestar culto; é um estilo de vida, porque transcende o espaço do templo e o momento do culto, isto é, envolve a vida do adorador; resulta de andar com Deus; “Anda na minha presença e sê perfeito” (Gn 17,1).


Vera Lúcia Reis

Missionária na Canção Nova, Vera Lúcia Reis é atualmente a Formadora Geral da Comunidade. Formada em Teologia, a missionária também possui pós-graduação em Gestão Eclesial.

comentários