descobrir-se

Qual será o estado de vida que Deus designou para você?

Qual é o seu estado de vida?

Será que vou me casar? Será que vou ser padre? Será que vou ser freira? Será que vou ser celibatário? Talvez essa pergunta já tenha passou pela sua cabeça ou esteja passando agora. Isso é sinal de que você está começando a buscar um dos presentes mais belos e caros que Deus nos deu: o estado de vida.

Qual será o estado de vida que Deus designou para você?

Foto ilustrativa: Nastia11 by Getty Images

Todo ser humano foi criado para viver em um estado de vida, uma vocação específica que abraçará e viverá por toda a sua vida, assumindo todas as consequências, direitos e deveres. Com o passar do tempo, todos começamos a buscar essa vocação específica, pois queremos ser felizes e viver um projeto de vida que nos realize como pessoas e nos santifique.

É aí, então, que começam os conflitos, quando parece surgir uma grande confusão em nosso interior, e a única coisa que conseguimos enxergar em nossa mente é um grande ponto de interrogação com a seguinte pergunta: “Qual é o meu estado de vida?”. Começamos a nos questionar e, muitas vezes, parece que tudo se embaralha, não fica claro em nós qual é a nossa vocação, o nosso estado de vida. Por consequência, desanimamos nesta busca e até começamos a ficar com medo de descobrir e assumir essa realidade de Deus em nossa vida.

Corremos, a partir daí, o risco de frustrar os desígnios de Deus para nós, de fazermos as coisas de nossa própria cabeça, as quais resultam na nossa frustração. Entendemos, então, um pouco por que existem tantos casamentos que dão errado, porque sacerdotes abandonam o ministério, porque existem pessoas que têm tudo, mas, mesmo assim, não são felizes.

Deus sabe o que é melhor para nós

O Estado de vida que buscamos nunca pode ser visto como um “bicho de sete cabeças”. Ele é um projeto de vida maravilhoso, que Deus mesmo designou para cada pessoa; e quando é descoberto em Deus e assumido de todo o coração, resulta-se em benefício para nós e para todas as pessoas com quem convivemos.

Em primeiro lugar, precisamos compreender que Deus é simples, por isso, quanto mais nos agitamos interiormente, mais confusão surgirá em nós. É preciso parar, silenciar o coração e começar a treinar para ouvir Deus. Tenha a certeza de que Deus é o primeiro interessado no seu acerto e na descoberta de seu estado de vida. E é só n’Ele que conseguimos descobrir, verdadeiramente, o nosso chamado, que, posteriormente, assumimos e vivemos por toda a vida. Não precisamos ter medo de ouvir a voz de Deus, pois Ele conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para cada um de nós.

E Deus fala! Fala no mais profundo do nosso coração e fala nos fatos do nosso dia a dia. Deus é concreto e, ao mesmo tempo, espiritual. Ele fala em nossa alma e nos fatos concretos que nos acontecem. Não se pode dar mais valor a um e desprezar o outro. Não se pode ouvir Deus no coração e não dar atenção devida aos fatos do dia a dia que vivemos, e vice-versa. A voz de Deus em nosso coração e a voz d’Ele nos fatos concretos do dia a dia irão nos conduzir e encaminhar para a descoberta do estado de vida e, então, começará a nos preparar para o abraçarmos conscientemente e vivermos.

Busque encontrar seu estado de vida!

Deus faz a parte d’Ele, mas é preciso que nós também façamos a nossa. Nossa parte é assumir o que Ele foi nos mostrando e viver de forma livre e consciente. Nunca podemos enxergar o estado de vida como uma imposição de Deus, mas sim como uma proposta de vida que resultará em realização e santidade! Por isso, não podemos nos fechar para nenhuma das realidades de estados de vida que existem. Assumir o estado de vida é muito mais do que simplesmente realizar um sonho ou buscar uma felicidade própria.

Leia mais:
::Qual é a realidade da juventude e da vocação na sociedade?
::O que fazer para ser membro da Comunidade Canção Nova?
::Ser feliz: mais do que um direito, uma vocação
::Seminarista: quem é e o que faz?

Não estamos aqui por acaso. Deus nos criou para uma missão que só se realizará plenamente se estivermos no estado de vida ao qual somos chamados a viver. Por isso, não podemos nos deixar levar pelos impulsos humanos nem pela busca de interesses próprios. O estado de vida é a base que Deus nos dá para vivermos e realizarmos plenamente a missão que Ele nos confiou. É vivendo-o com responsabilidade, empenho e dedicação que somos santificados e temos toda condição necessária para vencer o pecado.

Por isso, não tenha medo de buscar e encontrar o seu estado de vida. É preciso que você o busque em Deus, que vai no decorrer de nossa história nos revelando no profundo de nosso coração e nos fatos concretos do dia a dia. Assuma-o livre e conscientemente, sabendo que a proposta de Deus é o melhor para você! Deus falará! Deixe o Espírito Santo ensinar você a ouvi-Lo!

Deus abençoe você!


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.