Missionariedade

O que fazer para ser membro da Comunidade Canção Nova?

Saiba um pouco mais sobre o caminho vocacional da Canção Nova

Por Alessandra Borges
       Rebeca Astuti

A Comunidade Canção Nova é berço de muitas vocações consagradas e leigas, pois muitas pessoas se sentem tocadas por seu carisma. O chamado para ser missionário é despertado por meio de um encontro pessoal com Jesus Cristo ou até mesmo quando a pessoa sempre teve o desejo de ser propagador da Palavra de Deus.

A CN nasceu com a missão de evangelizar e levar Jesus para próximo das pessoas, por meio do Sistema Canção Nova de Comunicação e dos acampamentos realizados, todos os meses, na sede da comunidade, em Cachoeira Paulista (SP).

Quero ser Canção Nova O que fazer para ser membro da comunidadeFoto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Por meio desses encontros realizados na sede, nas Casas de Missão espalhadas pelo Brasil e em alguns países, pela TV, rádio e internet, muitas vocações são despertadas e instigadas a serem missionárias da Canção Nova.

Se você sente esse chamado e não sabe como fazer para ser um missionário da comunidade, confira estas dicas da Equipe Vocacional da Canção Nova.

Como ser Canção Nova?

cancaonova.com: Qual é o carisma da Comunidade Canção Nova?

Equipe Vocacional Canção Nova: O nosso carisma é uma forma renovada e priorizante para favorecer a experiência pessoal do encontro com Jesus na eficácia do Espírito Santo.

.: Carisma Canção Nova 

cancaonova.com: Para aqueles que sentem o chamado vocacional pelo carisma Canção Nova, qual é o passo a passo que deve ser feito para ingressar na comunidade?

Equipe Vocacional Canção Nova: Em primeiro lugar, para quem sente esse chamado vocacional, é preciso entrar em contato com a equipe vocacional pelo nosso e-mail. Então, a pessoa pode mandar uma mensagem e nós vamos enviando a ela alguns outros e-mails de respostas, para um maior conhecimento do candidato. A partir daí, verificarmos se esse candidato vem para um futuro atendimento com a equipe vocacional diretamente  ou não. Passado esse atendimento, o candidato vai saber se será ou não chamado para os nossos encontros vocacionais. Esse processo se dá próximo a cada frente de missão onde reside o candidato. Temos, em nosso site, as informações necessárias com os e-mails dos vocacionais de todas as nossas frentes de missão.

.: Discernimento vocacional 

cancaonova.com: Existem duas formas de se tornar membro da comunidade: núcleo e segundo elo. Qual é a diferença entre as duas formas de ser consagrado?

Equipe Vocacional Canção Nova: Para o compromisso no modo do núcleo, a pessoa tem de começar o caminho conosco entre 18 a 28 anos. Ele pode ser de qualquer lugar do Brasil ou de países estrangeiros, não tem problema. Para os candidatos que desejam ser da Comunidade Canção Nova no modo do segundo elo, estes precisam ter mais de 18 anos. Essa idade mínima é necessária, contudo, não temos limitação de idade para isso. Essas pessoas devem morar bem próximas às frentes de missão ou na cidade onde há uma delas. Esses  são os requisitos necessários para pertencer ao modo de consagração segundo elo da Canção Nova.

.: Formas de compromisso

Leia mais:
.: Minha vocação sacerdotal não foi abortada no ventre de minha mãe
.: Do sacramento do batismo nasceu um chamado vocacional
.: O chamado vocacional transcende as fronteiras do país
.: TV Canção Nova desperta vocações pelo Brasil

cancaonova.com: Quanto tempo leva o caminho vocacional de discernimento vocacional?

Equipe Vocacional Canção Nova: No mínimo, dois anos de caminho vocacional para ingressar na Comunidade Canção Nova por meio dos encontros e acompanhamentos vocacionais. Sem contar o tempo antes, que são as trocas de e-mails e os atendimentos vocacionais até os dois anos oficiais de encontros vocacionais.

.: Casas de Missão
.: Espiritualidade vivenciada na CN

cancaonova.com: Se, realmente, o chamado for ser missionário da Canção Nova, como é o processo de ingresso na comunidade até se tornar um “para sempre”?

Equipe Vocacional Canção Nova: A pessoa precisa saber que vai levar alguns anos, é um longo caminho de encontro pessoal com Jesus e fortificação do chamado. Primeiro, a pessoa faz os dois anos de caminho vocacional; depois de ingressar, é preciso fazer os seguintes passos: passar um ano no “pré-discipulado”; depois, no “discipulado” – quando o candidato irá se aprofundar no carisma. Em seguida, a pessoa passa pela etapa do “juniorato”, que são também, no mínimo, três anos. Logo depois, passa para o modo de “vida temporária”, que duram mais três anos, até ser aprovado ou não para fazer o seu “compromisso para sempre” com a Comunidade Canção Nova.

.: Graus de pertença
.: Modo de vida

Assista e ouça

Reserve alguns minutos do seu dia para pensar na sua vocação e no que Deus tem planejado para você. Uma sugestão é a canção “Não dá mais pra voltar”, de autoria do monsenhor Jonas Abib, na voz do sacerdote da comunidade padre Edilberto Carvalho.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.