Reflexão

Luz da Fé: Desobediência, o primeiro pecado do homem

Todo pecado é uma desobediência a Deus e uma falta de confiança em sua bondade

O Catecismo da Igreja Católica, do número 396 ao número 401, ensina-nos sobre o primeiro pecado do homem. E qual seria esse primeiro pecado?

Foto ilustrativa: Bruno Marques / cancaonova.com

O Catecismo responde a esse questionamento da seguinte forma: O homem, tentado pelo Diabo, deixou morrer em seu coração a confiança em seu Criador e, abusando de sua liberdade, desobedeceu ao mandamento de Deus. Foi nisto que consistiu o primeiro pecado do homem. Todo pecado, daí em diante, será uma desobediência a Deus e uma falta de confiança em sua bondade.

Pela desobediência, o homem prefere a si mesmo a Deus

O Catecismo da Igreja ainda acrescenta: Neste pecado, o homem preferiu a si mesmo a Deus, e com isso menosprezou a Deus: optou por si mesmo contra Deus, contrariando as exigências de seu estado de criatura e consequentemente de seu próprio bem.

Assista ao vídeo deste programa e reflita mais sobre o assunto:

Dentre as consequências dramáticas desta primeira desobediência do homem, o Catecismo ensina que, a partir desse pecado original, a morte entra na história da humanidade. A partir dessa primeira desobediência, uma verdadeira “invasão” do pecado inunda o mundo.

Leia mais:
.: Luz da Fé: Cuidado com essa voz!
.: Luz da Fé: Faça parte do time vencedor
.: Luz da Fé: Como era a vida antes do pecado?

Que possamos, diante desse alerta que o Catecismo da Igreja nos traz, ficar bem atentos para darmos a Deus uma resposta de obediência a Sua vontade.

Um forte abraço!


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

comentários