Reflexão

Luz da Fé: Como era a vida antes do pecado?

No Paraíso, a vida humana era de perfeita harmonia

O Catecismo da Igreja Católica, do número 374 ao número 378, ensina-nos a respeito da existência dos nossos primeiros pais (Adão e Eva) no Paraíso, afirmando que “o primeiro homem não só foi criado bom, mas também foi constituído em uma amizade com seu Criador e em tal harmonia consigo mesmo e com a criação que o rodeava, que só serão superadas pela glória da nova criação em Cristo”.

Foto ilustrativa: Bruno Marques / cancaonova.com

Como era a vida do ser humano antes do pecado original?

Para responder essa pergunta, o Catecismo da Igreja ensina que a vida do homem era de perfeita harmonia: A harmonia interior da pessoa humana, a harmonia entre o primeiro casal e toda a criação constituíam o estado denominado “justiça original”.

Assista ao vídeo desse programa e saiba mais sobre essa profunda harmonia vivida pelo homem no Paraíso:

Também o Catecismo nos ensina que “o sinal da familiaridade com Deus é o fato de Ele colocar o homem no jardim”. A partir desse ensinamento, vamos aprendendo sobre o valor e a importância do trabalho humano desde o princípio, como sendo a “colaboração do homem e da mulher com Deus no aperfeiçoamento da criação visível”.

Leia mais:
.: Luz da Fé: Homem e mulher, feitos um para o outro
.: Luz da Fé: Homem e mulher, dignos e queridos por Deus
.: Luz da Fé: Como você tem cuidado da sua alma?

Infelizmente, toda essa harmonia da justiça original, prevista para o homem pelo desígnio de Deus, acabou se perdendo pelo pecado de nossos primeiros pais, como veremos nos próximos programas.

Um forte abraço!


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.