Neste novo episódio da série Luz da fé, vamos terminar o parágrafo 2094 do Catecismo, que fala sobre as diferentes maneiras de pecar contra o amor de Deus.
Em vista desses pecados, você que acompanhou a série pode acabar se perguntando: “Meu Deus, eu tenho tudo isso? Eu sou isso?” A questão é que sim, vamos nos deparar com algumas dessas realidades em diversos momentos e situações da nossa vida, mas sempre devemos nos lembrar de São Paulo que dizia: “No momento da fraqueza, é que sou forte. Por quê? Porque eu reconheço a necessidade da graça de Deus”. Justamente é nesse momento que você experimenta a caridade, aproveita a ocasião para pedir a graça de Deus.
Que Nosso Senhor possa enviar o Espírito Santo sobre sua vida, sobre o seu ser por todas as vezes que você viveu essas situações de pecado ou o impedimento do amor de Deus em sua vida.
Peço, Senhor, que liberte as pessoas de todas as vezes em que foram indiferentes ou que ficou o trauma, a consequência da indiferença na vida dela. Peço, Senhor, que aqueles que, talvez, por um ato de nervosismo, de raiva, foram ingratos ao Teu amor. Peço, Senhor, também a libertação da tibieza, que é tão perigosa quanto essa mornidão, que retira aquilo que é o ardor, o combustível em relação a ti.
Peço, Senhor, também que aqueles que hoje vivem, de certa modo, o pecado da acídia, que não têm mais esta alegria, que caia por terra pelo Teu precioso Sangue. Senhor, que eles possam experimentar, de novo, a alegria de pertencer a Ti, a alegria de ser alcançado por Ti, pelo Teu amor. Sim, Senhor. E, sobretudo, que aqueles que hoje vivem situações onde o orgulho, onde a prepotência, a autossuficiência tomam o Teu lugar, que tudo caia por terra. E que, dessa forma, aqueles que nos acompanham, aqueles que estão vivendo, possam ser alcançados e fortalecidos para não mais cair, para lutar contra, mas, acima de tudo, para continuar experimentando o Teu amor e a Tua graça.
Sim, Senhor. Se até mesmo outras situações de pecado, outras situações onde tudo que foi trabalhado, que são sim atos contrários ao Teu amor, aconteça, que, no final, pela Tua graça, eles possam significar a salvação, a comunhão e a intimidade contigo, Senhor.
E pela intercessão da bem-aventurada Virgem Maria, ela que foi modelo de humildade, que combateu todas essas situações, esses atos que, pela Sua intercessão, a bênção do Deus Todo-poderoso possa ir ao Teu encontro e assim trazer a vida nova e a luz de Deus, a luz que nos ilumina para caminharmos na santidade.
Texto por Willian Coutinho
Estudante de Jornalismo
📒Adquira o Catecismo na Loja Canção Nova


