dia da mulher

A presença da mulher deixa o mundo em perfeita harmonia

A harmonia está no mundo porque você, mulher, simplesmente existe

“Sem a presença da mulher falta harmonia no mundo, pois, a mulher é a harmonia, é a poesia, é a beleza”. A frase é do Papa Francisco, mas é propicia à reflexão neste dia dedicado à mulher, esse ser inspirador e admirável, criado por Deus para ser sinal de sua ternura onde quer que esteja.

A Bíblia narra em Gêneses 1 que, Deus havia feito tudo de bom que existe e dado ao homem; porém, Ele ainda andava triste, pois não havia encontrado cumplicidade em nada do que lhe fora apresentado. Então, Deus criou a mulher e quando o homem a viu, ficou estasiado e exclamou: “Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne”!

Como-a-presença-da-mulher-pode-ser-harmonia-no-mundo

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Por vezes fico pensando: “O que será que a mulher fez nos seus primeiros instantes de vida”? Mas, independente do que tenha sido, o mais importante é saber que sua presença e apenas a sua presença, fez toda diferença no universo. E ficou claro, já no início da criação, que não são as coisas que fazemos que proporcionam harmonia, e sim o nosso ser. Papa Francisco, afirmou na homilia do dia 9 de fevereiro de 2017, que é a mulher que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura, e que faz do mundo uma coisa bela.

Eu acredito que, aí está o centro da vocação feminina, amar. Podemos fazer muitas coisas, mas nada nos trás tanta felicidade como nos dedicar às pessoas, simplesmente porque Deus nos criou vocacionadas ao amor e a ternura. Neste contexto, apresento alguns passos que podem ser dados, para trazer harmonia ao mundo.

Encontre o seu lugar

Creio que, o primeiro lugar onde devemos proporcionar harmonia, é dentro de nós mesmo, porque ninguém pode dar aquilo que não possui. Então, mulher, aproxime-se de Deus pela oração e deixe-se conduzir por Ele. Esta experiencia levará você a perceber que é única, e tem um valor incalculável. Perceberá também que, cada gesto seu feito com ternura, tem o poder de transformar os corações. Quem nunca mudou de ideia depois de um sorriso amoroso, um abraço ou uma palavra de conforto?

Assuma a sua verdade

Sua história por mais dura que seja, ela tem grande valor. Procure contemplar a misericórdia de Deus em cada acontecimento da sua vida, e isso lhe ajudará a perceber que Deus jamais lhe abandonou. Ajudará você a amar a Deus com gratidão, a si mesmo e, consequentemente, aos outros. Quando nos reconciliamos com nossa verdade, acontece como se fosse um novo nascimento em nossa alma. Nos tornamos capazes de amar sem medo e, também, recebermos o amor guardado por outras pessoas para nós.

Tenha calma

A agitação tem nos tirado do centro das coisas mais importantes da vida. Nos vemos apegadas ao passado ou preocupadas com o futuro quando, na verdade, Deus está nos amando no presente, exatamente no lugar em que estamos agora. Papa Francisco diz que: “Para entender uma mulher é necessário, antes, sonhá-la”. No entanto, a verdade é que está faltando tempo para sonharmos, talvez seja por esse motivo que, nem nós mesmas nos entendemos. Então, ouça seu coração que diz baixinho: “calma, escolha o essencial para este instante e não se apavore; “há um tempo para cada coisa debaixo do Céu”.

Leia mais:
::Empoderamento: os poderes sociais da mulher cristã
::Características de algumas mulheres virtuosas da Bíblia
::Quais os traços de mulheres fortes da Bíblia que precisamos ter?
::O poder da oração da mulher na família

Fuja da funcionalidade

A maioria de nós, mulheres, sofremos de ansiedade. Porque gostaríamos de fazer muitas coisas e não conseguimos. Mas, será que o fato de querermos fazer sempre mais, não é de certa forma, a tentativa de corresponder ao padrão de “mulher moderna” que a mídia apresenta? Papa Francisco recorda que “a funcionalidade não é o objetivo da mulher”. É claro que, ela pode fazer muitas coisas, como em geral todo mundo pode, diz ele, mas o objetivo da mulher antes de tudo é o de criar harmonia no mundo.

Portanto, mulher, para trazer a harmonia que o mundo precisa, seja você mesma e viva de acordo com a vocação que Deus lhe deu. Não permita que nada apague seu brilho, nem diminua sua dignidade de filha amada do Pai. Lembre-se de que, sua felicidade está escondida nos corações sedentos de amor espalhados pelo mundo. Então coragem! Ame sem medo a todos que encontrar. Estenda a mão a quem precisa levantar, sorria com gratuidade mesmo que não seja compreendida. Abrace forte! Enxugue as lágrimas, acolha de coração aquele que chega, promova o bem por onde passar e verás que aos poucos o mundo se tornará muito mais harmonioso, simplesmente porque você existe!


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora do livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.