Testemunho

Expressão de fé, devoção e carinho à Padroeira do Brasil

Saiba um pouco sobre a devoção do povo brasileiro e o testemunho de Fernanda Silva

Vésperas do dia 12 de outubro, Festa da Padroeira do Brasil, muitos brasileiros vão a pé, em romaria, para o Santuário Nacional de Aparecida com uma expressão de fé e devoção a Nossa Senhora Aparecida.

Ao longo de todo o ano, chegam devotos de todos os lugares do Brasil, mas, durante o mês de outubro, aumentam o número de romeiros. Segundo o Missionário Redentorista da Província de São Paulo, Irmão Alan Zuccherato, o povo brasileiro tem um imenso carinho e devoção a Mãe Aparecida.

Confira a entrevista com o Irmão Alan e também a história da cantora Fernanda Silva, que fala sobre sua fé, devoção e a promessa feita, por sua mãe, a Nossa Senhora Aparecida, para que fosse curada de um problema grave de bronquite e falta de ar.

Devoção e fé

cancaonova.com: Como é caracterizada a devoção do povo brasileiro a Mãe Aparecida?

Irmão Alan: Essa característica se torna mais acentuada no título de Aparecida. Podemos comprovar isso por meio do que nos disse Papa São João Paulo II: “´É preciso permanecer na Escola de Maria”, e ainda falou: “Aqui, em Aparecida, pulsa o coração católico do povo brasileiro!”. E o Papa Francisco ainda afirmou: “Deus ofereceu ao Brasil, aqui em Aparecida, a Sua própria Mãe”. A Romaria até o Santuário Nacional de Aparecida, carinhosamente chamado de Casa da Mãe e do povo brasileiro, é uma forma de expressão dessa devoção.

Ouvimos depoimentos dos próprios romeiros que essa é uma viagem que vale a pena e torna a vida mais bendita. Por meio das novenas, oração do terço, cânticos a Nossa Senhora e ladainhas, o devoto demonstra seu amor a Virgem Maria. Cabe destacar que o povo brasileiro é muito mariano, pois encontra, em Nossa Senhora, carinho, ternura, acolhida, socorro, intercessão e colo materno. Podemos dizer que cada Santuário Mariano, Paróquia e Comunidade dedicados a Nossa Senhora é um pedacinho do Céu na Terra, pois a beleza da devoção mariana é exatamente a Missão que Nossa Senhora tem: trazer seu Filho Jesus para nós e levar-nos todos até Ele”.

Espiritualidade do Romeiro

cancaonova.com: Como se revela a espiritualidade do romeiro dentro do Santuário de Aparecida?

Irmão Alan: O Santuário de Aparecida sempre está preocupado em acolher bem o peregrino de Nossa Senhora. A Romaria é sempre um tempo oportuno para encontrar-se com Deus, já que este templo sagrado é morada d’Ele, de um encontro de irmãos e irmãs que aqui acorrem para celebrar a vida, ouvir a Palavra de Deus, participar dos sacramentos. Essa experiência de fé renova as suas esperanças e constitui-se numa significativa oportunidade de reassumir compromissos importantes da vida cristã, vivendo os valores do Evangelho e engajando-se mais na participação de sua comunidade, paróquia e diocese. Isso tudo se dá numa participação alegre e vibrante, como prescreve o Documento da Sacrossanctum Concilium, do Concílio do Vaticano II, sobre a Liturgia: “O povo tem direito a uma participação plena, consciente, ativa e frutuosa nos sagrados mistérios de Cristo”.

O bonito é ver que cada romeiro se expressa de sua maneira: pelo sorriso, pela troca de olhares com Nossa Senhora, de mãos postas em prece, nas lágrimas, acendendo sua vela, ofertando objetos de promessas cumpridas, bendizendo as graças alcançadas, vindo a pé, de carro, van, ônibus, bicicleta, moto, caminhão… São muitas formas, sempre trazendo seu coração emocionado, na certeza de que a Mãe Aparecida, para todos, tem sido bênção.

Especialmente neste Ano Nacional do Laicato promovido pela CNBB, o Santuário está enfatizando e possibilitando ainda mais a participação e presença dos leigos, que têm uma contribuição valiosa, efetiva e afetiva, por isso são parceiros de toda evangelização que acontece neste Centro Mariano de Peregrinação. Assim, nossa espiritualidade está fundamentada em ser “Sal da Terra e Luz do Mundo”.

Leia mais:
.: O nome de Maria é doce e suave aos seus devotos
.: Você já fez promessa? É bom fazer promessa?
.: Reflita sobre o modelo de fé da jovem Virgem Maria
.: Entenda por que Nossa Senhora é Rainha e Mãe da Fé

cancaonova.com: Qual é a ligação de Nossa Senhora Aparecida com o povo sertanejo?

Irmão Alan: A imagem de Nossa Senhora Aparecida, encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717, foi pescada por mãos de três simples pescadores. Desde o início, a história de Aparecida identifica-se com os mais humildes, o contexto histórico da escravidão que vivia nosso país, quando da pesca milagrosa e tantos outros fatos que comprovam uma ligação de Nossa Senhora Aparecida com o povo sertanejo e aqueles que, na simplicidade de coração, louvam Nossa Senhora. No entanto, é bom lembrar que todos recorrem à proteção de Nossa Senhora, sejam os mais ricos, pobres, de várias culturas, letrados ou não; todos querem contar com sua graça e bênção, com o milagre do Amor que não passa, o que Nossa Senhora é especialista em alcançar para nós, intercedendo ao seu Filho Jesus.

cancaonovacom: Neste mês de outubro, o Santuário recebe um grande número de romeiros. Como é para o senhor ver e sentir a devoção desse povo a Mãe Aparecida?

Irmão Alan: É uma emoção muito grande recordar os quase 13 milhões de romeiros que visitam o Santuário de Aparecida durante o ano. Isso já é um fato que evangeliza e chama a atenção! Essa presença e a manifestação da alegria indizível do peregrino nos faz ter a certeza de que: “como é bonita uma religião que se lembra da Mãe de Jesus” e confirma o que diz o fundador da nossa Congregação dos Missionários Redentoristas, Santo Afonso Maria de Ligório – “O verdadeiro devoto de Maria jamais se perde”. Aqui rezamos, alegramo-nos, choramos com a história e a vida de cada um, essa celebração diária nos deixa sempre mais encantados e felizes na Missão que realizamos.

Por Alessandra Borges e Letícia Barbosa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.