Tempo comum, o encontro com a vida e com os ensinamentos de Jesus
O Tempo Comum é o tempo litúrgico mais extenso, contendo 34 semanas, divididas em duas partes. A primeira parte inicia após a Festa do Batismo do Senhor e vai até a terça-feira de Carnaval. A segunda parte inicia após a festa de Pentecostes. A cor predominante desse tempo (nas vestes litúrgicas) é o verde, que simboliza a esperança, a esperança na vinda do reino de Deus. Durante o Tempo Comum, acompanhamos Jesus em sua vida pública e percorrendo Israel até chegar em Jerusalém e ser aclamado como Rei. O Tempo Comum encerra o ano litúrgico com a Solenidade de Cristo Rei e predomina durante quase todo o ano.
Nesse texto, o Cardeal Orani João Tempesta (1), delimita para nós e, com algumas informações, o que é o tempo comum.
O Tempo Comum, ainda, apresenta a vida pública de Jesus propriamente dita. Acompanhamos os milagres, curas, ensinamentos e pregações. A cada semana do Tempo Comum, aprofundamos um aspecto da vida de Jesus. O Tempo Comum nos aproxima da vida de Jesus.
Já, no trecho seguinte, Dom Orani explica o que é o tempo em que “acompanhamos” Jesus em sua vida pública, através da liturgia e, pela qual, a partir daí, poderemos conhecer melhor Nosso Senhor e Salvador.
Aproximando-se de Deus, as práticas para o tempo comum
Mas, como conhecermos a Jesus neste tempo? Acompanhando a liturgia diária; meditando sobre os trechos da Palavra, apresentados nas leituras, no Evangelho; e, se possível, indo à Santa Missa todos os dias – além do domingo – para recebermos Nosso Senhor. A partir dessas experiências, então, poderemos viver e criar um relacionamento com Aquele que se entregou pela nossa salvação até a morte, e morte de Cruz.
Caminhando com Jesus, poderemos conhecer as suas promessas de Vida Eterna para cada um de nós, entender as suas ordens para que vivamos uma vida feliz e compreender os princípios que regem o Reino de Deus e dele começar a participar desde já, mesmo antes da vinda definitiva do Senhor.
Leia mais:
.: Como fazer da santidade um caminho de felicidade?
.: Você sabe para que serve o Tempo Comum?
.: Três passos para viver a busca pela santidade
Nosso pai fundador, Padre Jonas Abib, dá-nos um método “A Bíblia no meu dia a dia“, que é uma receita para buscarmos uma vida de santidade, por meio da escuta, da meditação e da vivência da Palavra de Deus e, com isso, melhor caminharmos ao lado de Jesus neste tempo, para estarmos prontos para nosso encontro definitivo com Nosso Senhor.
O tempo comum como preparação para a eternidade
Mas, caminharemos sozinho? Ninguém nos auxiliará? Claro que sim! Com a oração diária do Santo Terço, meditando sobre cada mistério da nossa redenção, poderemos compreender melhor o que o Senhor nos pede, contando ainda com a providencial ajuda de Nossa Senhora, Auxiliadora dos Cristãos, d´Aquela que nos foi dada como Mãe, a fim de que tenhamos conosco quem nos forme neste caminho.
Neste tempo e caminhada, como em todos os outros tempos litúrgicos, muitas vezes podemos cair. Entretanto, se isso ocorrer, corramos ao Sacramento da Confissão, o qual vem em nosso auxílio, para que possamos recuperar a Graça de Deus e caminhar, cada vez melhor, avançando ao encontro do Senhor que cada dia se encontra mais próximo de vir até nós, seja pela Sua segunda vinda, seja pelo nosso juízo particular quando morrermos.
Caro leitor, conte com minhas orações e reze por mim. Vamos juntos, unidos em oração, lutando até o fim, com a graça de Deus, para o céu.
Almir Rivas – @rivasalmir
Missionário 2º elo da Comunidade Canção Nova