tesouro da Igreja

A missão nasce da Eucaristia

A Eucaristia é a fonte da vida cristã. É o mistério da fé, o Dom por excelência, o maior tesouro espiritual da igreja. A igreja vive da Eucaristia. Temos a obrigação de conhecê-la, aprofundarmos nela e compreendê-la mais para assim amá-la. A Eucaristia é o sacrifício decisivo da cruz, é Jesus Cristo vivo e ressuscitado na forma de pão. Cada vez que é feito o sacrifício da Eucaristia, é realizado a única e a mesma morte e ressurreição. Queremos intensificar nosso amor e nossa devoção a Jesus Eucarístico.

Que lugar ocupa a Eucaristia em minha vida, minha família, minha comunidade, minha paróquia? Conhecemos melhor a Eucaristia com o coração, devemos conhecê-la para amá-la. Conhecer significa experimentar, estar comprometido, estar ligado, fazer um encontro vivo, pessoal com Jesus Eucarístico.

O mês de outubro, tradicionalmente conhecido como um tempo dedicado à meditação dos mistérios do Rosário, recorda-nos o compromisso de rezar e trabalhar pelas missões. Perto da sua comunidade, quem sabe, tem uma área de missão ainda não assistida. De que forma os ministérios e os serviços que nascem da Eucaristia podem estar ajudando a evangelizar e a humanizar a vida das pessoas?

A missão nasce da Eucaristia

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Qual a missão das comunidades cristãs?

A Santa Igreja confiou às comunidades cristãs uma missão importantíssima: revelar as riquezas do amor de Deus contidas na Eucaristia. Trata-se de um serviço que ultrapassa a capacidade das comunidades eclesiais no Brasil. Por isso, necessitamos da valiosa colaboração dos leigos que, na condição de protagonistas da ação evangelizadora, ajudam-nos a viver com fidelidade criativa a nossa vocação e missão a serviço do povo de Deus.

Caro irmão e irmã, colaborem com o mês do Rosário e das Missões, juntando-se a sua comunidade, para partilharmos o Pão da Palavra e da Eucaristia com tantos irmãos e irmãs que têm fome e sede de Deus. Nossas comunidades estão de portas abertas para recebê-los.

O apostolado tem origem na missão da Igreja de continuar a obra da Redenção de Cristo. Empreendem esta missão, principalmente, em seu meio: no seu trabalho cotidiano e na Igreja local, tanto pelo exemplo como pela ação.

Nós Cristãos queremos ser o anúncio da Eucaristia, e a Eucaristia é para todo mundo! É o sacramento dado para a vida do mundo. A Eucaristia é nossa vida, nossa razão de ser, nosso carisma, prioridade absoluta, motivação constante para tudo que fazemos pela construção do Reino.

Como vivenciar a Eucaristia

A Eucaristia não é estática, mas dinâmica! Isso quer dizer que é necessária uma contínua releitura Histórica do Carisma Eucarístico segundo a Teologia de hoje, deixando-nos interpelar pelas situações do homem de nosso tempo. Assim, queremos vivenciar a Eucaristia, compreendendo seu conteúdo, revelando-a ao mundo.

Leia mais:
::Qual oração deve ser feita após a comunhão?
::Como participar da Missa com crianças?
::Como praticar a misericórdia para com o próximo?
::Baixe o aplicativo da Canção Nova e tenha acesso a todos os conteúdos do portal cancaonova.com

Vivemos com nossas famílias, cumprindo nossa missão no mundo como sinais de amor e fraternidade, testemunhando com nossa vida, trabalho e contemplação. Somos engajadas em qualquer profissão, oficio ou trabalho apostólico compatível com a vida de oração particular, sendo, entretanto, dada a preferência ao apostolado diretamente ligado ao Mistério da Santíssima Eucaristia.

Devemos saber reconhecer o tempo em que estamos vivendo. Vivemos os últimos tempos, o tempo pós-pascal, tempo de edificação do Reino de Deus na história dos homens, tempo de fazer com que o mistério da cruz e da ressurreição produzam frutos de fraternidade, justiça e solidariedade, tempo de presença do Espírito Santo na vida de todos, tempo de crescimento no amor e na verdade, tempo de reconciliação, de construção da paz e da vida nova, tempo de sentir os apelos do reino que se manifestam na história, apelos para nos comprometermos com os pequenos, apelos para celebrarmos o Deus atuante na história.

Seu Irmão,
Eduardo Rocha Quintella
Continuo orando por você…

banner horizontal