Eu preciso ter uma dieta perfeita enquanto amamento? Você não precisa ter uma dieta perfeita para produzir um leite de qualidade para seu bebê. De fato, pesquisas mostram que a qualidade da alimentação da mãe tem pouca influência no leite materno. Ainda assim, basta seguir o bom senso. Que leite poderia ser mais adequado para seu bebê? O leite materno é projetado para prover todos os nutrientes que o bebê precisa, para seu crescimento e desenvolvimento adequado. Além disso, protege o seu bebê contra doenças. Mesmo se uma dieta deixa a desejar, afeta mais a própria saúde da mãe do que o bebê amamentado.
Muitas mães têm a falsa ideia que amamentação é uma “prisão”, pois não podem comer o que querem nem podem tomar o cafezinho de que tanto gostam, mas isso não é verdade. Pouquíssimo desses alimentos passam para o leite materno, que não afeta a qualidade do leite. Assim, a palavra-chave é equilíbrio. Se limitarmos uma mãe lactante de comer ou beber coisas de que ela gosta, realmente, amamentar pode se tornar algo limitante. A amamentação é para ser algo leve, gostoso, e não uma obrigação.
Cabe uma observação importante: não incluo, aqui, os bebês com alguma alergia alimentar, pois se o bebê tem alergia à proteína do leite de vaca, por exemplo, a mãe deve ter uma alimentação com restrição de leite e derivados. Entretanto, o diagnóstico médico é que nenhuma mãe deve tirar o leite da sua dieta por conta própria por causa de “cólica” no bebê.
A qualidade do leite materno
Estudos mostram que a mãe que amamenta se alimenta melhor, tem hábitos mais saudáveis, o que é bom para a mamãe e para o bebê! Entretanto, isso não é uma condição para manter a qualidade do leite ou um bom estoque de leite. Embora não seja nem um pouco recomendado, uma mãe pode ter uma dieta com “junk food” (comida ruim) e ainda assim produzir um leite de qualidade para seu bebê.
Atenção! Uma alimentação ruim pode ter falta de vitaminas e nutrientes importantes para a própria mãe! (O seu corpo reservará as vitaminas e nutrientes para o leite materno).
Existe algum alimento que devo evitar enquanto estou amamentando?
– Nenhum alimento deve ser evitado simplesmente porque você amamenta. A recomendação é que a mãe coma o que ela costuma comer, sem restrições, mas com qualidade. Qualquer restrição alimentar deve ser orientada pelo médico ou nutricionista, e realizar o diagnóstico de alergia alimentar é imprescindível.
– Existem alguns alimentos que costumam dar mais gases do que outros em qualquer pessoa. Se você sabe que determinado alimento lhe é indigesto, você irá, naturalmente, evitá-lo. Dessa forma, se houver alguma reação óbvia do bebê com alguma comida que você ingeriu, procure evitar, mas não precisa suspender completamente, a não ser que seja alergia alimentar.
– Recomenda-se que restrinja a quantidade de cafeína e álcool, mas, raramente, é necessário eliminá-los totalmente.
– Algumas proteínas dos alimentos, como leite de vaca, podem passar para o leite materno. Se existe alguma história de alergia alimentar na família, converse com o seu médico sobre restrições alimentares.
Leia mais:
::Choro do bebê: como identificar e quando se preocupar
::Bíblia para crianças: em cada fase, um jeito novo de semear
::Qual o papel evangelizador da família?
::Baixe o aplicativo da Canção Nova e tenha acesso a todos os conteúdos do portal cancaonova.com
– Qualquer bebê pode reagir a um alimento em particular, embora isso seja raro. Se o bebê tem uma reação óbvia e imediata a determinado alimento, converse com o pediatra sobre possível alergia alimentar. Mas calma! Nem toda cólica, choro ou gases é alergia alimentar. O diagnóstico pode ser feito somente pelo médico.
Fazer uma mãe pensar que deve manter uma dieta perfeita para poder amamentar seu filho é criar uma barreira desnecessária à amamentação. Ao mesmo tempo, a amamentação gera um senso de responsabilidade que faz toda a família se alimentar melhor. Boa amamentação!