A instituição mais importante do mundo é a família. Para que este mundo seja reconstruído será preciso, em primeiro lugar, reconstruir as famílias. Por isso, jovem, você, que um dia formará uma família, precisa saber a sua importância.
O nosso Papa João Paulo II chamou a família de “Santuário da vida” (CF 11). Santuário quer dizer “lugar sagrado”. É ali que a vida humana surge como que de uma nascente sagrada, onde ela é cultivada e formada. A família é o escudo da vida. Sem ela a vida sofre. Ela é a base da sociedade.
Quando Deus desejou criar o homem e a mulher, Ele os quis em família. A família no plano de Deus é uma imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo e a sua atividade de criar e educar os filhos é o reflexo da obra criadora de Deus. Desde que existe a humanidade, existe a família e ninguém jamais pôde ou poderá destruí-la, pelo fato de que ela foi instituída por Deus. Não foi um papa, teólogo ou sociólogo que inventou a família, foi o próprio Deus. Logo, ela é essencial para a felicidade do homem. “Ela é a célula originária da vida social, é a sociedade natural da vida”. (CIC 2207)
A família é o lugar aonde se experimenta o amor
Quem não experimentou o amor no seio do lar, terá dificuldade para conhecê-lo fora dele. A família é a comunidade onde, desde a infância, cada um aprende os valores morais, começa a honrar a Deus e a fazer uso correto de sua liberdade. A vida em família nos ensina a viver em sociedade. Este é o desígnio de Deus para o homem e para a mulher, juntos, em família: “crescer”, “multiplicar”, “encher a terra”, “submetê-la”.
Daí, podemos ver, que sem o matrimônio forte e santo, não é possível termos uma família forte, segundo o desejo do coração de Deus. Se destruirmos uma família jovem, destruiremos a sociedade. Você pode perceber cada vez mais claramente, que os sofrimentos das crianças, dos jovens, dos adultos e dos velhos têm origem na destruição dos lares.
Quando o Filho de Deus desceu do Céu para salvar o homem, ao assumir a natureza humana, quis nascer numa família. Já que Ele não poderia ter um pai natural na terra, adotou José como pai legal: “Não é este o filho do carpinteiro?” (Mt 13,55) Com sua presença na família, Ele consagrou todas as famílias. Conta-nos São Lucas que após Jesus ter sido encontrado no Templo, eles voltaram para Nazaré, e ” e Ele lhes era submisso” (cf. Lc 2,51)
É muito significativo ainda, que “o primeiro milagre” de Jesus tenha sido realizado nas bodas de Caná (Jo 2), onde nascia uma família. Tudo isso mostra a importância da família para Deus.
São grandes as consequências de uma família destruída
Muitos crescem sem o calor amoroso do pai e da mãe, carregando consigo essa carência afetiva para sempre.
Nas Casas de Recuperação de drogados é fácil chegar à conclusão que, a maioria que está ali é fruto de uma família destruída ou mal vivida. O jovem não suporta viver em uma família na qual não haja um clima de paz e de bondade. Muitas vezes, ele não gosta do seu lar e vai procurar na rua o seu refúgio. E aí pode começar uma triste história de drogas, roubos…
Leia mais:
.:A influência do comportamento dos pais na vida dos filhos
.:Cultive uma vida emocional saudável nos seus filhos
.:O desafio de compreender, em profundidade, a importância da família
.:A importância da presença paterna na vida dos filhos
Livro: Jovem, levanta-te!