Curiosidade

O que significa a genealogia de Jesus?

Nos Evangelhos, são apresentadas duas genealogias de Jesus. Uma em São Lucas e outra em  São Mateus. Afinal, o que é uma genealogia? É a apresentação da origem de uma família. Dessa forma, quando é apresentada a genealogia de Jesus, a intenção é demonstrar sua linhagem familiar.

No caso do Evangelho segundo São Mateus, a genealogia tem como objetivo principal mostrar as credenciais de Jesus como o Salvador prometido pelos profetas e esperado pelo povo. Por isso, logo na primeira frase da genealogia, Jesus é apresentado como “Filho de Davi e filho de Abraão” (Mt 1,1).

O que significa a genealogia de Jesus?

Foto ilustrativa: Moustyk by Getty Images

Sabia mais sobre a genealogia familiar de Jesus

Filho de Abraão: para que os judeus reconhecessem Jesus como o Salvador enviado por Deus, eles precisariam ter a certeza de que Jesus também pertencia ao povo escolhido pelo Senhor. Por isso, São Mateus, logo de cara, apresenta Cristo como filho de Abraão, ou seja, membro do povo eleito que tem Abraão por pai.

Filho de Davi: o Salvador, enviado por Deus, deveria também reinar sobre Israel. Por isso, São Mateus também se apressou em demonstrar que Jesus é filho de Davi. Dessa maneira, mostrava que Jesus poderia reinar sobre os judeus, uma vez que, sendo filho de Davi, pertencia à linhagem real.

São Mateus nos apresenta Jesus

Essa é uma das características do Evangelho escrito por São Mateus: apresentar as credenciais de Jesus, mostrar para as pessoas que Ele é Aquele que os profetas  anunciaram. Que Ele é o Salvador e rei de todo o povo de Deus.

Essa é a mensagem que o evangelista igualmente nos transmite. Quando lemos o primeiro versículo do Evangelho de São Mateus, somos convidados a meditar nesta certeza: Jesus é Salvador e Rei.

Leia mais:
.: Quem é Jesus?
.: Conheça e entenda os cinco defeitos de Jesus Cristo
.: Entenda a diferença entre o Jesus de Nazaré e o Jesus Cristo
.: Livro do Apocalipse: esta é a revelação de Jesus Cristo

Podemos confiar nas credenciais apresentadas por São Mateus. Jesus é o Salvador enviado por Deus. Jesus reina sobre todo o povo escolhido. Por isso, nós também podemos proclamar Jesus como o Salvador da nossa vida e também anunciar que Ele é o nosso Rei.

banner espiritualidade