2º Segredo

Superando e vencendo cada processo da ansiedade

Para vencer a ansiedade é preciso que cada um respeite seus limites

O segundo segredo para combatermos e superarmos a ansiedade é extremamente intuitivo e lógico. Ele consiste em sabermos nos respeitar no ponto do processo no qual, hoje, nos encontramos, compreendendo o compasso que nos é próprio nessa dinâmica de crescimento e transformação.

O que, muitas vezes, acaba atrapalhando o percurso de superação da ansiedade em nós é a infeliz mania de nos compararmos, constantemente, com os outros, exigindo que tenhamos em tudo resultados semelhantes a eles – e no mesmo momento em que eles.

Superação a cada dia

Tenha a certeza de que a tempestade, que talvez hoje você esteja vivendo, vai passar. É claro que vai! É fato que, quando estamos no meio dela, temos dificuldade de enxergar o seu fim, mas não se deixe enganar pela dor e a angústia de hoje; ao contrário, caminhe confiante e saiba que você já está superando essa dificuldade, e que as coisas já estão acontecendo. Isso é um fato, mas as coisas estão acontecendo dentro de seu ritmo pessoal (é claro).

Não se compare com os outros

A comparação excessiva com os outros sempre causa muitos estragos. Sobretudo, porque, na maioria das vezes, só nos comparamos com quem está acima de nós e só focamos nos resultados positivos que tais pessoas alcançaram, sem entender todo o processo exigido, para que essa superação se tornasse possível na vida deles.

Enfim, todo mundo tem os seus próprios defeitos e seus peculiares dons, e precisamos compreender e respeitar isso, para, enfim, nos superarmos e conquistarmos uma sincera realização.

Leia mais:
.: Os desafios de quem sofre com os sintomas da ansiedade
.: Assista ao segundo episódio da série sobre a ansiedade
.: O ser humano não sabe mais lidar com suas emoções
.: Devemos ter a coragem de sair da zona de conforto e progredir

3º episódio

Neste terceiro episódio da série “Segredo para Curar a Ansiedade”, convido você a respeitar seus limites e compreender que cada pessoa tem suas limitações e dificuldades, mas é possível as vencer.

Lutemos para nos enxergar de forma mais ampla, implementando em nossa história a proposta desse segundo segredo: com certeza, isso nos acrescentará muito, fazendo-nos amadurecer e nos levando muito além dos limites e desajustes que antes achávamos invencíveis.


Padre Adriano Zandoná

Padre Adriano Zandoná é missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em Filosofia e Teologia, tem quatro livros publicados pela Editora Canção Nova e participação em dois CDs de oração e apresenta o programa “Pra ser Feliz”na TV Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.