Aprenda a viver

Não entregue sua alma à tristeza

Nós, brasileiros, somos muito afetivos, sentimentais e, consequentemente, gostamos de “curtir” a tristeza. Podemos constatar isso na nossa música raiz, que cultiva tristeza, saudade, traição etc.

Acabamos entregando nossa alma à tristeza muito facilmente e por qualquer motivo. O Senhor sabe que tivemos e teremos tristezas. Assim como Jesus disse: “pobres, vós sempre os tereis”, Ele poderia dizer: “tristezas, vós sempre as tereis”.

Não-entregue-sua-alma-à-tristeza

Foto Ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

O próprio Jesus passou por muitas tristezas. Mas há uma total diferença entre ter tristeza e “se entregar à tristeza”. Deixar-se ser tomado pela tristeza: pressionado, atormentado ou mesmo escravizado por ela.

Não deixe que a tristeza reine em sua vida

Temos o vício de ficar recordando o que nos causou mágoas. Basta uma pessoa dizer algo ofensivo a nós, que já ficamos ruminando, então, aquilo cresce e se avoluma dentro de nós. É como as claras em neve: de tanto “bater”, recordando, recordando, o sentimento cria volume. De repente, aquilo nos toma totalmente e nem conseguimos mais respirar.

Precisamos ser firmes. Não podemos acumular sentimentos ruins em nosso interior. Todas as situações dolorosas que vivemos já são mais do que suficientes. Então, para que guardar e ruminar situações que nos fazem sofrer?

É necessário renunciar a toda tristeza e acabar com a mania de ficar cultivando fatos negativos que aconteceram no passado. Infelizmente, quando acontece algo ruim, logo ficamos curtindo, recordando, e isso cria um volume imenso no nosso interior e nos asfixia.

Leia mais:
.: O pecado é o motivo de nossa tristeza
.: Três passos para saber se você precisa de cura interior
.: Deus ama a quem dá com alegria
.: Será que os meus sentimentos são reais?

Reconheça e entregue ao Senhor as suas tristezas

Entregue ao Senhor todas as situações de tristeza e faça uma verdadeira renúncia:

“Senhor, renuncio ao mau hábito de ficar ruminando a tristeza. Renuncio a todos esses pensamentos diante de Ti e da Tua Palavra. Retira de mim, Senhor, toda mágoa, todo ressentimento e todo gosto de ficar curtindo tristezas e decepções.

Muda minha mente e meu coração. Hoje, reconheço: não posso continuar assim. É um tormento para mim e está acabando com a minha saúde, minha alegria e minha paz. Meu semblante fica fechado, e isso acaba com os meus nervos.

Senhor, é doloroso ver o que a Tua palavra diz: a tristeza matou a muitos. Reconheço que, muitas vezes, estou me matando, curtindo esses pensamentos. Hoje, Senhor, me decido a não pensar mais em acontecimentos negativos do passado e a não cultivar sentimentos ruins no meu coração”.

Oração

Cura e transforma a minha mente, Senhor. Dá uma guinada na minha vida. Se aconteceu algo ruim, já é passado e não preciso mais ficar cultivando. Não quero, Senhor, e renuncio.

Obrigado, Jesus, porque me libertas e afastas de mim toda escravidão.

Eis a minha decisão: não vou mais atormentar a mim mesmo nos meus pensamentos.  Sempre teremos as tristezas, mas não entregaremos mais a nossa alma a elas.

Trecho extraído do livro: “Combatentes na Alegria”.

banner espiritualidade