SONHE!

Como ressignificar os sonhos frustrados?

Quando falamos a respeito de sonhos, precisamos levar em consideração diversos aspectos. E um deles é discernir se estamos realmente falando de um sonho ou estamos falando de uma ideia que, na maioria das vezes, foi influenciada por pessoas ou circunstâncias. Sonho é uma inspiração que trazemos na alma desde que começamos a existir. Por outro lado, também é importante considerar que, muitas vezes, situações aparentemente contrárias às nossas expectativas são oportunidades de renovação e crescimento, inclusive em relação aos nossos sonhos. Por isso, ter calma diante das frustrações e disposição para “recalcular a rota” quando necessário são sinais de sabedoria. São Padre Pio costumava dizer que “nós vemos o monte, mas Deus vê atrás do monte”; e, diante da realidade mundial que vivemos, precisamos confiar ainda mais neste Deus que vê além dos montes e deixarmos que Ele conduza a nossa vida com Sua amorosa mão de Pai, sem ficarmos presos a uma única possibilidade de realização.

Como ressignificar os sonhos frustrados?

Foto Ilustrativa: diego_cervo by Getty Images

Os sonhos de Deus são muito mais belos

Eu posso testemunhar que fazer essa experiência não é fácil. Justamente porque continuamos iludidos de que temos o controle da nossa vida. Porém, quando, pela graça de Deus, percebemos o quanto somos frágeis e damos o passo de realmente nos entregar nas mãos de Deus, vivemos uma experiência tão forte de liberdade interior que compensa todo sacrifício que vivemos para chegar até ela! Recentemente, visitei vários “recantos da minha história” enquanto escrevia o livro “Você não está sozinha”, e foi gratificante perceber que, em muitos aspectos da minha vida, meus planos foram “substituídos” pelos planos de Deus. Nesse processo, é claro que houve momentos de impaciência, de dor, também rolaram lágrimas e vivi perdas, mas, hoje, olhando para trás, reconheço claramente que foi melhor assim! Chiara Corbella, uma jovem italiana que está em processo de beatificação, costumava dizer que, “Aquilo que Deus quer para nós é muito mais belo do que tudo que poderíamos pedir com a nossa imaginação”, e eu sou testemunha disso!

Certamente, se tivesse persistido nos meus planos, sem permitir que Deus tomasse as rédeas da minha vida, eu não estaria onde estou e, provavelmente, também não estaria feliz. Essa experiência impulsiona-me a continuar confiando também no momento atual, que a providência de Deus vai sempre além do que consigo compreender, é verdade que Ele pode “tirar um bem maior” até mesmo nas situações onde só conseguimos enxergar a dor.

Sonhe, mas submeta-se à Deus!

Sonhar é importante; e Deus aprova nossos sonhos sim, porque, na verdade, é Ele quem nos dá a capacidade de sonhar. Porém, Deus deseja que nossos sonhos estejam submetidos ao projeto d’Ele a nosso respeito, e é preciso acreditar que o projeto de Deus para nós sempre traz realização, embora, às vezes, seja numa perspectiva diferente da que imaginamos.

Leia mais:
.:Você tem acreditado nos seus sonhos e lutado por eles?
.:O que fazer com os sonhos que não deram certo?
.:O que me faz sonhar e ser feliz
.:Ouse sonhar coisas grandes para a sua vida

banner-hollyspirit

 


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às sextas-feiras, está à frente do programa “Florescer”, que apresenta às 18h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000 do portal cancaonova.com. Também é autora de livros publicados pela Editora Canção Nova.

 

 

comentários