saiba

Como lidar com as incertezas da vida?

O avanço da ciência e da tecnologia, o progresso trouxeram muitos benefícios à sociedade, e isso é inegável. Porém, o fato de ampliar a compreensão e tocar nessa realidade fez o homem firmar sua vida nessa mesma ciência e explicação de mundo. Porém, esquece-se de que nem tudo se explica, nem tudo é uma operação matemática. E assim, destreinou o próprio cérebro. Consequência? O homem não sabe mais lidar com o improvável, com o imprevisto, com as incertezas da vida. E sabe qual é o grande problema disso? Não é possível prever todas as coisas. Na verdade, são pouquíssimas as coisas que se consegue saber ao certo como se dará.

Pense comigo: Uma mulher fica grávida, mas não sabe ao certo como será o parto, e em sua maioria nem sabe o dia. Algumas irão agendar a cesariana e terá a previsibilidade, mas muitas entram em trabalho de parto sem terem agendado hora. Homens que estão trabalhando e que, de repente, são desligados da empresa, sem saber ao certo o motivo. No entanto, levantavam cedo todos os dias e iam trabalhar. E a mais temida de todas. A morte! Quem é que sabe o dia de sua morte? Ninguém sabe. Nem mesmo aqueles que estão doentes, internados em hospitais, sedados. Ninguém sabe. Esta é a verdade. Por que então, tanta dificuldade em lidar com as incertezas, se ao fim não temos certeza de quase nada?

Como lidar com as incertezas da vida?

Foto ilustrativa: Cecilie_Arcurs by Getty Images

Aprenda a lidar com as incertezas, pois elas fazem parte da vida

Parar para pensar neste viés fará toda a diferença, pois irá nos tirar dessa bolha de convicções e nos trará para esta realidade que nos revela, a todo instante, que não temos nada em nossas mãos. E se não temos nada em nosso controle, estamos lidando com o improvável e incerto o tempo todo. E aquilo que era o grande vilão torna-se companheiro, afinal, a todo instante somos confrontados com tais circunstâncias.

Não tenhamos medo de nos confrontarmos com a realidade. Este tipo de medo é disfuncional, doentio, pois traz um pensamento fantasioso, um pensamento de que se pode ter o controle de todas as coisas. Isto não é real! Saber que no fundo não temos o controle de todas as coisas não é algo ruim, mas humano, pois diante da limitação humana, saber quem é, e o que lhe é próprio faz toda diferença.

E assim, o homem não sabe mais lidar com as incertezas da vida, pois se acostumou a acreditar que tem tudo em suas mãos.

Leia mais:
.:Sua mente de aprisiona ou te liberta?
.:O que um olhar pode nos dizer sobre os sentimentos?
.:Perdoar é mover-se em direção ao outro
.:O chato que entrou no céu!


Aline Rodrigues

Aline Rodrigues é missionária da Comunidade Canção Nova, no modo segundo elo. É psicóloga desde 2005, com especializações na área clínica e empresarial e pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental. Possui experiência profissional tanto em atendimento clínico, quanto empresarial e docência. Autora do livro “Conversando sobre ansiedade: aprenda a vencer os seus limites”, pela Editora Canção Nova. Instagram: @alinerodrigues.ss

comentários