entenda

Os nossos sentimentos nos humanizam

Os sentimentos são uma verdadeira dádiva de Deus, pois nos tornam mais humanos. Quando bem utilizados, eles nos auxiliam a discernir situações difíceis e nos levam até mesmo a um maior ardor nas coisas de Deus. Enfim: “Deus viu tudo que havia feito. Eis que era muito bom” (Gn 1,31a); portanto, os sentimentos são uma bênção de Deus, pois se tudo que Ele fez foi bom, os sentimentos também são bons. Só nos resta saber quando os permitir ou não.

 

Os nossos sentimentos nos humanizam

Créditos: Adene Sanchez / GettyImagens

Não podemos reprimir os bons sentimentos

Infelizmente, em tempos modernos, os bons sentimentos como carinho, compaixão e misericórdia vêm sendo reprimidos, dando-se muito mais ênfase ao raciocínio. Tudo em prol de uma suposta praticidade, para obter produtividade. Afinal de contas, estamos numa sociedade altamente consumista, e temos que atender as necessidades dela. Não temos tempo para essas “coisas” que, muitas vezes, nos deixam tão embaraçados. Daí, ao reprimir esses bons sentimentos, muitas vezes, perdemos a oportunidade de fazer a vontade de Deus.

Por sua vez, os maus sentimentos como disputa, ódio, vingança, sedução, traição e despeito vêm sendo cada vez mais valorizados pela mídia. “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura!” – esse é o papel da mídia. Junta-se a isso a nossa concupiscência, que nos leva a agir sempre da forma que melhor nos convém, não nos importando com o próximo. Temos, então, um alto poder de sedução nos impelindo ao pecado.

A oração em línguas é nosso auxílio

Com algum esforço, conseguimos até afugentar os maus pensamentos. E quanto aos sentimentos? Não queríamos estar sentindo inveja, ódio, desconfiança, desprezo nem mesmo uma atração meramente física por alguém, mas, por mais que fujamos, quando nos damos conta, aquele sentimento indesejado já tomou posse do nosso coração.

O que fazer? Uns nunca ouviram falar, outros conhecem e já experimentaram, outros ainda já se esqueceram da eficácia da Oração em Línguas! Isso mesmo, meu irmão! Se o sentimento é algo que está fora do nosso controle e sofre uma forte influência do nosso exterior, tanto no que o mundo nos apresenta quanto ao que o diabo nos sugere, então, a saída é apelar ao sobrenatural!

“Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir, é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis” (Rm 8,26).

Leia mais:
.: Será que os meus sentimentos são reais?
.: Meus sentimentos determinam minha vida?
.: Radicalidade nos desejos e sentimentos
.: O que é a oração em línguas?

Na Oração em Línguas, é o Espírito Santo quem ora em nós, vindo em nosso auxílio e atuando em nosso ser onde não imaginamos. É uma oração perfeita, pois quem ora em nós é o perfeito Espírito de Deus. Creia! É a forma mais eficaz de atingir essas áreas onde não temos controle.

Os sentimentos alimentam os pensamentos, e os pensamentos consentidos se transformam em atos. Esses atos podem ser de amor ou o pecado. Que tipo de sentimento você vai se permitir ter?

A Oração em línguas corta o mal pela raiz! É radical? Sim, é radical! Nós precisamos ser radicalmente contra o pecado, pois só assim atingiremos a santidade.

Equipe Formação Canção Nova