Com qual intuito nos expomos em nossas redes sociais?
Neste programa “Luz da Fé”, quero refletir com você sobre o número 54 do Catecismo da Igreja Católica, o qual ensina o seguinte:
Desde a origem, Deus se dá a conhecer
54. “Criando pelo Verbo o universo e conservando-o, Deus proporciona aos homens, nas coisas criadas, um permanente testemunho de Si e, além disso, no intuito de abrir o caminho de uma salvação superior, manifestou-se a Si mesmo, desde os primórdios, a nossos primeiros pais”. Convidou-os a uma comunhão íntima consigo mesmo, revestindo-os de uma graça e de uma justiça resplandecentes.
No programa anterior, refletíamos sobre a pedagogia divina que nos leva a esperar. Hoje, em cima disso, o Catecismo da Igreja nos traz algo muito enriquecedor: Deus se revela ao homem para convidá-lo a uma comunhão com Ele. O Catecismo nos ensina que Deus manifesta-se a si mesmo para “abrir o caminho de uma salvação superior”, ou seja, Deus se manifesta, se revela, para nos salvar.
Podemos afirmar que Deus se manifesta, que Ele aparece, se expõe, com o intuito de trazer a cura, a salvação, o bem, a felicidade a cada um de nós.
Por que a gente se expõe?
Diante disso, cabe uma pergunta: “E nós? Com qual intuito nos expomos em nossas redes sociais?”.
Vamos pensar no objetivo pelo qual temos nos exposto perante os demais. O Catecismo da Igreja ensina que Deus se expõe para nos salvar, para convidar o homem à comunhão com Ele. E quanto a mim e a você? Nós temos nos exposto por banalidades? Por ostentação?
Veja só: temos de aprender com Deus. Às vezes, corremos o risco de nos expor por questões frívolas, por coisas sem importância, superficiais. Pior ainda: corremos o risco de nos expor para o pecado; de nos expor por vaidade, ou ainda, nos expor sendo a causa de escândalo para os outros. Cabe, então, uma séria reflexão!
Leia mais:
.: Luz da Fé: A pedagogia de Deus nos faz esperar
.: Luz da Fé: Quem tem Jesus tem tudo
.: Luz da Fé: É preciso evangelizar
Ao longo desta semana, refletiremos sobre isso. Quando nos expomos ao outro, seja nas redes sociais, por meio dos meios de comunicação; seja no nosso ambiente de trabalho, na escola; seja onde for, com que objetivo nos expomos?
Reflitamos sobre isso! Para melhorarmos e crescermos na nossa caminhada de fé.
Um forte abraço!