Reflexão

Luz da Fé: é preciso evangelizar

Evangelizar é comunicar Jesus Cristo

Neste programa “Luz da Fé”, quero refletir com você sobre o número 74 do Catecismo da Igreja Católica, o qual ensina o seguinte:

A Transmissão da Revelação Divina

74. Deus “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2,4), isto é, de Jesus Cristo (58). É preciso, pois, que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens, e que dessa forma, a Revelação chegue até as extremidades do mundo:

Crédito: Wesley Almeida / cancaonova.com

Deus dispôs, com suma benignidade, que aquelas coisas que revelara para a salvação de todos os povos, permanecessem sempre íntegras e fossem transmitidas a todas as gerações (59).

O Catecismo da Igreja, neste número 74, está dando uma palavra de ordem a mim e a você: “É preciso, pois, que Cristo seja anunciado a todos os povos e a todos os homens”. O que o Catecismo está afirmando? Ele afirma que é preciso evangelizar.

Precisamos evangelizar, meus irmãos, e não somente como eu faço através do programa “Luz da Fé”, mas precisamos evangelizar no nosso dia a dia, com o nosso testemunho de vida cristã no trabalho; na escola; em casa; no trânsito; enfim, nas diversas realidades que nos encontramos.

Monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, ensina aos membros da Comunidade que evangelizar é mais do que pregar o Kerigma, é mais do que falar do Evangelho; ele ensina que evangelizar é comunicar Jesus Cristo e, para comunicar Jesus Cristo, é necessário estar ligado a Ele.

Para que eu e você possamos evangelizar, precisamos estar unidos, ligados a Deus por meio da oração e da adoração.

A chuva que cai do céu, fecunda a terra e a faz produzir frutos. Como está escrito no livro do profeta Isaías, a chuva não volta ao céu sem ter produzido o seu efeito (cf. Is 55, 10-11). Da mesma forma, a Palavra de Deus não deixa de produzir o efeito dela. É preciso anunciar! Deus faz a parte d’Ele, mas é necessário que existam os instrumentos – como eu e você – que anunciam essa Palavra profética, e ela realizará o seu efeito, porque a Palavra de Deus é sempre viva e eficaz.

Leia mais:
.: Luz da Fé: Deus quer o meu bem
.: Luz da Fé: Deus é mais do que eu
.: Luz da Fé: Para onde minha alma me leva?

Uma vida que evangeliza

Trabalhando na escala de serviço, durante um dos nossos Acampamentos de Oração na Canção Nova, uma senhora me encontrou atendendo em um dos caixas da nossa loja e disse-me: “Hoje, você não vai pregar lá no palco?”. Eu respondi a ela: “Não, senhora. Nesse fim de semana, estou ajudando na escala do caixa da loja”. Então, aquela senhora disse-me o seguinte: “Nossa! Eu olho para a vida de vocês da Canção Nova, e ela é para mim um testemunho. A vida de vocês me evangeliza!”.

Confesso a você que: ao escutar as palavras daquela peregrina que veio nos visitar, eu me senti muito responsabilizado. Porque, aquela senhora olhava para a minha vida e me dizia: “A sua vida, Alexandre, me evangeliza. O seu jeito de ser esposo; de ser pai; de ser missionário é o que me evangeliza”. E isso é uma grande responsabilidade! Pois, diz respeito a um testemunho de vida, de estar ligado a Jesus, e de comunicá-Lo aos homens. Isso é evangelizar!

Estou pedindo a Deus que: Ele conceda a você a graça de comunicar Jesus a todas as pessoas, e que a sua evangelização seja fecunda! Que você possa, cada vez mais, ter esse ardor, esse fogo do Espírito Santo e o profundo desejo de evangelizar e, assim, resgatar muitas almas para Deus, a partir de um coerente testemunho cristão.

Um forte abraço!

Alexandre Oliveira
Missionário da Comunidade Canção Nova

(58) Cf. Jo 14,6
(59) DV 7

Assista ao programa:


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.