Luz da Fé

Fica comigo, Espírito Santo!

A partir do ensinamento do Catecismo da Igreja Católica, nos números 687 e 688, prosseguimos, na nossa reflexão, sobre a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade: o Espírito Santo.

Assista ao programa:

“O que está em Deus ninguém conhece senão o Espírito de Deus” (I Cor 2,11). Ora, seu Espírito que o revela nos dá a conhecer Cristo, seu Verbo, Sua Palavra viva, mas não se revela a si mesmo. Aquele que “falou pelos profetas” faz-nos ouvir a Palavra do Pai. Mas, ele mesmo, nós não O ouvimos. Só o conhecemos no momento em que nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-lo na fé. O Espírito de Verdade que nos “desvenda” o Cristo “não fala de si mesmo” (cf. Jo 16,13). Tal apagamento, propriamente divino, explica por que “o mundo não pode o acolher, porque não o vê nem o conhece”, enquanto os que creem em Cristo o conhecem, porque ele permanece com eles (Jo 14,17).

Peça ao Espírito Santo que Ele fique com você e conduza os seus passos

A Igreja, comunhão viva na fé dos apóstolos, que ela transmite, é o lugar de nosso conhecimento do Espírito Santo:
– nas Escrituras que ele inspirou;
– na Tradição, da qual os Padres da Igreja são as testemunhas sempre atuais;
– no Magistério da Igreja, ao qual ele assiste;
– na Liturgia sacramental, por meio de suas palavras e de seus símbolos, na qual o Espírito Santo nos coloca em Comunhão com Cristo;
– na oração, na qual Ele intercede por nós;
– nos carismas e nos ministérios, pelos quais a Igreja é edificada;
– nos sinais de vida apostólica e missionária;
– no testemunho dos santos, no qual ele manifesta sua santidade e continua a obra da salvação.

Veja mais:
.: Onde Deus toca, Ele diviniza
.: Espírito Santo, toca o meu coração!
.: Tenho medo da graça que passa sem que eu a perceba

Ao longo dessa semana, por meio da intercessão da beata Elena Guerra, a apóstola do Espírito Santo, queremos pedir ao Divino Espírito que permaneça conosco e conduza os nossos passos, para que assim possamos, cada vez mais, conhecê-lo e mergulhar na Sua presença.

Um forte abraço!


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

comentários