Os graus de oração

Reflita como é a caminhada espiritual no fim da via ascética

Confira o infográfico que detalha a caminhada espiritual

Nesta série sobre a caminhada espiritual, colocamos alguns mirantes em pontos estratégicos. Afinal, aquele que sobe a montanha se preocupando unicamente em chegar ao topo pode desistir pelo caminho, simplesmente por não ver o próprio progresso.

No artigo “Onde estou na vida espiritual”, trouxemos um infográfico com os principais tópicos estudados nos primeiros dez artigos, e que precisam ser vividos plenamente para que se possa sair da via purgativa, que são as primeiras moradas.

Reflita como é a vida espiritual no fim da via ascética

Mapa da vida espiritual

Aqui, trouxemos outro infográfico com as recomendações levantadas pelos últimos artigos da série “Caminho Espiritual e Moradas”, onde tratamos da via iluminativa, segundas e terceiras moradas. Esses infográficos funcionam como um guia de permanente revisão para se averiguar como anda a sua espiritualidade e se ela não está regredindo. Os dois infográficos juntos compõem o mapa da vida espiritual da via ascética, que compreende as primeiras, segundas e terceiras moradas.

Na próxima semana, com mais um artigo da série, começaremos a entender a via unitiva ou mística. Do que se trata? Quais as diferenças para a via ascética? Por que, com as quartas moradas, inicia-se uma etapa completamente diferente da vida espiritual? Já ouviu falar em contemplação?

Leia mais:
.: Confira os artigo da série “Caminho Espiritual e as Moradas”
.: A importância do silêncio para a vida de oração
.: Quais são os motores da vida espiritual para a alcançar as moradas?
.: Confira os artigo da série “Virtudes Morais e Cardeais”


Flávio Crepaldi

Flavio Crepaldi é casado e pai de 3 filhas. Especialista em Gestão Estratégica de Negócios, graduado em Produção Publicitária e com formação em Artes Cênicas. É colaborador na TV Canção Nova desde 2006 e atualmente cursa uma nova graduação em Teologia com ênfase em Doutrina Católica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.