Reflexão

As dicas de Jesus

“Aquele que Jesus mais amava” (Jo 13,23) permaneceu com Ele nas Suas maiores dificuldades, e procurava coletar cada detalhe a fim de segui-Lo. Por isso, o próprio Jesus foi deixando umas dicas para que Seu amigo permanecesse firme.

Ao reclinar a cabeça sobre o peito do amigo, João percebe que a Santa Ceia era de suma importância. Ouvindo o coração e as palavras do Mestre – “Fazei isto em minha memória” (1Cor 11,24) –, sabia que aquilo era essencial para permanecer em Jesus. Naquele momento, apresentava-se uma grande dica: A Santa Missa!

a-dica-de-jesus

Foto Ilustrativa: PeteWill by Getty Imagens

Dicas para os que permanecem

Mais adiante, em seus últimos momentos de sofrimento, o próprio Jesus, preocupado com o que seria de Seus discípulos, procura dar mais um direcionamento: “Filho, eis aí a tua mãe” (Jo 19,27). Ela foi para Jesus causa de grande consolação e força em diversos momentos de Sua vida. Sabendo disso, o Mestre desejou apontá-la a João, para que ele pudesse permanecer firme perante as intempéries da vida. Sem dúvida nenhuma, Maria é modelo daquela que não perdeu o Cristo de vista.

Sabendo da fraqueza daqueles que Ele tanto amava, Jesus deixou o Seu Espírito para que, em Sua “ausência”, eles tivessem um “socorro”. Ele apareceu aos apóstolos, reunidos em Cenáculo, e “então, soprou sobre eles e falou: ‘Recebei o Espírito Santo’” (Jo 20,22). De fato, essa atitude foi a última grande dica e presente. Dessa maneira, o discípulo amado soube coletar tudo isso e relatar em seu Evangelho, sabendo que nós precisaríamos dessas dicas.

Leia mais:
.: Os discípulos de Cristo continuam a sua missão
.: Você sabe em qual missão Jesus te chama a segui-Lo?
.: Confira três princípios espirituais contra as tribulações
.: Clame pelo Sangue de Jesus, no tempo da tribulação 

Nos Evangelhos, encontramos, portanto, as dicas daqueles que permaneceram, mesmo diante das tribulações, com olhos fixos em Jesus. Essa permanência foi total, levando João até o martírio. Assim, ele nos ensina que com Maria, a Santa Missa e o Espírito nos manteremos firmes em Jesus. Creiamos em Suas promessas e no testemunho daquele que ouviu o “coração de Deus”.

banner espiritualidade

 


Rafael Vitto

Rafael Vitto, natural da cidade de Cuiabá (MT), é membro da Comunidade Canção Nova desde 2015. Hoje, ele é seminarista e estudante da curso de Filosofia na Faculdade Canção Nova.

comentários