comunicação familiar 👨‍👩‍👧‍👦

Refeição em família traz benefícios ao lar

Em vez de desperdiçar tempo no celular, aproveite a refeição para viver momentos agradáveis e fortalecer vínculos.

Mããããe….. paaaaaai….. Baaaaaa (é assim que ela chama o irmão). É dessa maneira que a Serena, nossa filha de um ano e meio, chama na expectativa de despertar alguém ainda antes das seis da manhã. Toda feliz, ela desperta com fome. A adrenalina começa logo cedo lá em casa. Tobias, o mais velho de cinco anos e meio, já está todo independente, mas precisa de direções bem objetivas para não se distrair nem perder a hora da escola.

O café da manhã, ele ajuda a preparar, mas, de repente, em um segundo que a gente se distrai, surge um tsunami: o leite com chocolate se transforma em uma onda, cai sobre a mesa toda, se espalha pelo chão, suja sua roupa, a roupa da irmã. Um caos está prestes a acontecer… Respiramos fundo. Agimos com calma [quando possível]. Tudo isso, para montar o cenário de uma refeição em família. Sem contar, a criança que resolve transformar o prato em chapéu ou o bolo em confete espalhando-o pela casa inteira.

Refeição em família traz benefícios ao lar

Foto ilustrativa: monkeybusinessimages by Getty Images

Usufrua da refeição em família

Além dessa agitação, tomar refeição em família pode ser muito especial, divertido, além de estimular uma alimentação saudável. Alguns pais, no entanto, com o objetivo de manter os filhos quietinhos e conseguirem fazer as refeições mais tranquilos, optam por oferecer celular às crianças. Os pais não estão isentos dessa tentação. Recentemente, Papa Francisco chamou à atenção para esse assunto: “devemos retomar a comunicação em família: os pais, os pais com os filhos, com os avós, mas se comunicar com os irmãos, entre eles…”.

A comunicação familiar pode se tornar um círculo virtuoso; e o hábito cultivado em casa se tornará um importante aliado nos encontros com amigos. “Tu, em tua família, sabes te comunicar, ou és como aqueles jovens na mesa, cada um com um telefone celular, [que] estão [trocando mensagens] em chats? Naquela mesa, parece um silêncio, como se estivessem na Missa… Mas não se comunicam”, alertou o Papa Francisco num dos últimos compromissos públicos de 2019.

“Maria, José e Jesus, a Família de Nazaré, representa uma resposta uníssona à vontade do Pai. Os três componentes dessa família singular se ajudam reciprocamente a descobrir e realizar o plano de Deus. Eles rezavam, trabalhavam, comunicavam-se”, disse o Papa, indicando o exemplo da Sagrada Família.

Leia mais:
::Isolamento social é um ato de amor
::Como manter a saúde em tempos de quarentena?
::Acompanhe celebrações da Santa Missa!
::Playlists para você maratonar
::Solidariedade, único remédio para transformar cenários tristes
::Oração do Escudo do Sagrado Coração contra pandemias e epidemias

Comunicação familiar

Caso sua família enfrente obstáculos para fazer juntos as refeições, comece criando hábitos aos poucos, sem se preocupar com a perfeição. Primeiro, identifique os obstáculos; depois, estipule metas realistas. Aos poucos, percebendo os benefícios, vocês podem avançar. Como temos um ritmo bem intenso, por conta de nossa opção por uma vida missionária, buscamos aproveitar bem as ocasiões em que estamos reunidos, envolvendo a família na preparação da mesa.

A sacralidade do domingo, por exemplo, é transmitida por meio da frequência à missa, de atividades em família como um passeio no parque. No domingo, chocolate é permitido, e chega como uma surpresa ao final do almoço. O trabalho realizado com empenho e alegria desperta nos filhos o apreço e o interesse por contribuir na edificação da sociedade. A comunicação familiar é em constante. Até mesmo as palavras não ditas podem ser assimiladas pelas crianças. Sugiro uma avaliação do que e do como está acontecendo a comunicação em sua casa. “A família é um tesouro precioso: é preciso sempre apoiá-la, protegê-la, em frente!”, afirma o Papa Francisco.

banner pais e filhos

comentários