Diversão

Como programar as férias dos seus filhos

Com a chegada das férias, muitos pais ficam sem saber o que fazer com os filhos

Descansar, sair da rotina, divertir-se e ter menos responsabilidades. É isso que as crianças mais esperam das férias escolares. Mas os pais sabem que não é tão fácil administrar a energia acumulada dos filhos e ainda conseguir aproveitar esse período junto com eles, já que muitos pais não programam suas férias para a mesma época das férias de seus filhos.

Foto ilustrativa: Wesley Almeida / cancaonova.com

É uma loucura administrar esse tempo, porque os filhos estão com pique total, querem papai e mamãe, mas esses continuam no ritmo de sempre, trabalhando. Então, quebra-se bastante a rotina da casa. As crianças querem atenção.

Orçamento familiar

Os meus filhos são assim. Eles querem conversar olho no olho, querem passear, e essa é uma questão com a qual temos de tomar um cuidado especial. Qualquer passeio, hoje, como um cinema que fica num shopping, por exemplo, tem o gasto com o filme, com a pipoca e outras “coisinhas” que eles sempre pedem. Então, neste mês de férias, temos de estar atentos ao orçamento familiar; ver como ele está para não tomar um “choque” e, assim, preparar-se para isso. Eles também podem optar por um passeio de bicicleta. Eles adoram!

Os meus filhos adoram andar a cavalo. E como o meu marido também gosta muito, temos a oportunidade de fazer isso perto de onde moramos. No finalzinho da tarde ou no sábado de manhã, eles cavalgam. Meu marido sela a charrete – de uma fazenda perto da minha casa – e toda a criançada da vizinhança vai passear. Para eles, isso é tudo de bom! Sair um pouco no quintal, jogar futebol, é isso que eles querem.

Ser flexível com as regras

Na minha casa, por exemplo, mesmo nas férias, nós temos regras, e meus filhos sabem que elas são muito bem definidas. São coisas muito simples, como a questão dos limites. Se eu digo, por exemplo, que é meia hora de vídeo-game, é meia hora de vídeo-game e pronto. Mesmo que seja período de férias. Meus filhos têm horário para dormir, mas, nas férias, eu estendo um pouco mais essa hora. Existem, no entanto, outras regrinhas. Se eles querem ir à casa de um amiguinho, podem ir, mas quanto tempo ficarão lá? Na casa de qual amigo estão indo? Como estão os pais dele? Essas perguntas são feitas e precisam ser respondidas.

Outra opção de férias é ir à casa da vovó. Quando eles estão lá, a casa é da vovó e ela tem as regras dela.

Leia mais:
:: Férias com muita diversão e gastando pouco
:: Saiba o que fazer com os filhos nas férias
:: Filhos em férias escolares. O que fazer?

Algumas escolas oferecem atividades durante as férias. Eu acho isso interessante, desde que seja apenas no período do dia, para que a criança não se canse e crie a impressão de que está indo para a escola estudar. Nós fizemos uma opção muito interessante, porque temos uma vizinhança com várias crianças na mesma faixa etária. Então, escolhemos uma pessoa e a remuneramos para que, à tarde, ela passeie com os pequenos e invente brincadeiras para eles. Assim, não vamos ter um gasto muito grande, porque nos unimos, fazemos um “caixinha” (união para arrecadar dinheiro) e escolhemos alguém de nossa confiança.

É um desafio, mas eu nunca digo que meus filhos me dão trabalho, porque é muito prazeroso estar com eles. Eles tornam a minha vida muito melhor, a minha qualidade de vida é elevada “à décima potência” com eles. É também um desafio, porque a mãe tem de equilibrar o cuidado com a casa, com os filhos e com o trabalho. É uma ginástica, mas é possível. Se você só tem meia hora, mas está por completo com seus filhos, esse tempo é o suficiente.

Edvânia Duarte
Missionária da Comunidade Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.