Testemunho

Desenhos que ajudam a educar

Se os desenhos falam conosco, quanto mais com as crianças e os adolescentes

Conversando com uma mãe, ouvi a seguinte história: “Minha filha, quando estava com mais ou menos nove anos, começou a dizer em casa que queria somente roupas de marca, tênis de marca e daí para mais. Começamos a conversar e vimos que algumas companhias na escola tinham esse estilo de vida. Na época, conheci o livro de Santa Terezinha para meninas, escrito pela Tia Adelita. Quando passamos para ela, ela teve uma formação mais eficaz que muitos discursos. Lemos com ela. Depois, ela leu todo o livro de novo sozinha. Ela circulou os desenhos das roupas, pintou, fez coraçõezinhos, e sua cabeça mudou.

Começou a dizer que ser popular era bom para ajudar os outros e não para ferir. Que as roupas precisam ser limpas e bonitas, mas não precisam ser de marca ou exageradas. Entendeu que as roupas também não podiam ser para expor o corpo, mas sim para o cobrir adequadamente.

Desenhos-que-ajudam-a-educar

Foto Ilustrativa: Andréia Britta/cancaonova.com

Que lindo testemunho! O desenho é um dom, pois mostra aquilo que se escreve. Nos livros, nas animações, nas mensagens e revistas, se o desenho fala conosco, quanto mais com as crianças e os adolescentes!

Eu trabalho no setor infanto-juvenil da Canção Nova, e temos contato com a produção por meio de desenhos quase o tempo todo. Todo texto que escrevemos, pensamos e rezamos, quando vai para a mão dos desenhistas, cria vida, cor e alma!

Estamos vivendo, agora, a experiência com o livro da Via-sacra para crianças. Só pelos desenhos, a criança consegue contemplar todas as estações, mesmo que não saiba ler. É a imaginação dela que caminha pelos traços, pelas figuras e cores. Acompanhar Jesus em todo o seu sofrimento por nós, por meio de ilustrações, é uma graça de Deus. E isso forma cristãos!

Que diferença teremos entre uma criança que, desde pequena, vê e tem contato com a Bíblia desenhada, com histórias ilustradas, valores e virtudes passados pelos traços e por muita criatividade!

Em nossa Revista Canção Nova Kids, também temos os desenhos da turma do Clubinho. Uma turminha que traz valores, traz fé e conhecimento da nossa Igreja, além de trazer brincadeiras e curiosidades. E o que dizer quando uma turminha assim, em desenho, sai do papel e ganha vida? Essa turminha, em animação, mostra a alegria da criança nas coisas simples do dia a dia, faz a criança saber o seu lugar na sociedade, na família e na Igreja.

Que tipo de desenho temos deixado entrar em nossa casa por meio de livros ou animações? Peço a Deus a graça de investirmos naquilo que forma, orienta e diverte, sem fazer perder o sagrado da pureza da criança, sem fazer perder a fé.

Rosení Valdez Oliveira, missionária da Comunidade Canção Nova

banner pais e filhos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.