dicas

Como cuidar de um bebê prematuro?

Ter um bebê em casa é sempre uma preocupação e um cuidado extra. De repente, somos responsáveis por uma nova vida… Tão pequenininha e totalmente dependente de nós! É preciso dar banho, comida, carinho, entender os choros, as descobertas; e tudo é motivo para ficarmos com a nossa anteninha em tom de alerta. Nos preocupamos com o berço, com as quinas da mesa, se as tomadas estão protegida. Enfim, tudo pensando naquele mini ser humano. Quando temos um bebê prematuro, ficamos ainda mais preocupados. Como faço para ele crescer e encorpar? Como fazer para que se desenvolva e ganhe peso? Antes de tudo, não se cobre! Tudo vai dar certo!

Como cuidar de um bebê prematuro?

Foto ilustrativa: nattanan726 by Getty Images

Algumas dicas para lidar com o bebê prematuro

Começando com a alimentação:

Não é preciso se “virar nos 30” para alimentar o seu filho prematuro. Sem mistérios, a amamentação continua sendo essencial no período em que o bebê sai do hospital e vai para o lar e, nesse caso, a regularidade de oferecer o peito pode ser ainda mais importante para o desenvolvimento do seu filho.

O leite materno é o alimento mais completo que o bebê pode receber ao nascer. Isso porque é rico em nutrientes e ajuda a desenvolver o sistema imune (e com isso ajuda a prevenir doenças respiratórias e alergias), vai evitar dores intestinais como cólicas e, na hora do aleitamento, vocês poderão estreitar laços e mantê-lo ainda mais quentinho perto de você.

Atenção: durante o aleitamento materno, é preciso fazer acompanhamento com seu médico pediatra de confiança. A evolução do peso do seu bebê deve ser acompanhada. Acho importante mencionar que: se o bebê precisar de um complemento alimentar, além da amamentação, isso não é motivo para desespero. Existem muitas técnicas que, juntas, conseguem ajudar o seu filho a atingir os quilos ideais.

A introdução alimentar:

É recomendado que o aleitamento materno de bebês prematuros seja mais regular, mas a introdução alimentar, depois dos seis meses, é igual a todos os bebês. Essa alimentação deve ser sempre orientada por nutricionistas e pediatras.

Leia mais:
.:Como realizar os primeiros-socorros em bebês?
.:A importância dos testes do pezinho, olhinho e orelhinha
.:Qual a importância da vacinação infantil?
.:Dicas de documentários sobre maternidade e filhos

A temperatura:

Bebês prematuros podem ter dificuldades de manter a temperatura corporal por volta dos 36ºC. Dessa maneira, fique atenta(o) com manchas roxinhas nas extremidades corporais, como pezinhos e ponta dos dedos. É preciso mantê-lo sempre com alguma mantinha. Por via das dúvidas, tenha sempre um termômetro em casa; além disso, o bebê também sente calor, então, não exagere nas roupinhas! Se tiver ar-condicionado no quarto, evite.

Cuidados com o banho:

A água para o banho do bebê prematuro deve ser preparada em uma temperatura de 37ºC. Evite shampoos e sabonetes muito cheirosos, sempre prefira as versões neutras e antialérgicas. Aproveite esse momento, principalmente para o relaxamento antes de dormir.

Método Canguru:

O Método Canguru ou “Sling” é a prática de encaixar o bebê pele a pele com a mamãe ou papai próximo ao peito com um tecido macio. Com essa aproximação humanizada, o bebê consegue se acalentar nos pais, sentir o calor, os batimentos cardíacos e relaxar. Esse momento é um momento único, no qual o vínculo afetivo se intensifica e ajuda o seu bebê a se desenvolver.

Espero que tenham gostado!


Heda Cristina Bilard

Graduada em Enfermagem pela UNIFATEA, Heda Carvalho tem especialização em Saúde Publica pela UNITAU, Obstetrícia pela UNIVAP e Administração Hospitalar pela Universidade São Camilo, áreas na qual possui vasta experiência de 10 anos. Ela trabalhou como Coordenadora na Saúde Pública de Guaratinguetá, foi Gerente de Enfermagem na Santa Casa de Lorena e Aparecida. Atualmente, é fundadora da assessoria para mães e bebês “CASULO”, sendo especialista em Educação Perinatal, Shantala, Laserterapia, Aromaterapia e Doulagem.

comentários