Perseverança e superação são os segredos dos fortes

A perseverança é fundamental em nossa vida

A perseverança não é necessária quando não se propõem metas. A melhora pessoal e a educação requerem estabelecer metas importantes, algo distantes no tempo. Divido essas grandes metas em uma série de etapas, com a finalidade de saber que estou progredindo para a meta proposta. A experiência mostra que é necessário marcar pontos concretos de melhora, mais próximos que a meta final, principalmente para que sigamos a motivação e para que superemos o desânimo.

Superar limites

Sei que por mim mesmo não posso coisa alguma, mas sei também que preciso buscar a vontade Daquele que me enviou e acreditar que Ele me enviou de fato. Preciso perseverar nesta verdade. O mundo, hoje, exige de cada um de nós uma superação diária. Vivemos em um mundo onde a competitividade é grande, onde vence quem é mais inteligente, mais rico, quem realiza melhores negócios, etc. Claro que precisamos sempre superar nossos limites, mas é preciso que tenhamos em nosso coração uma certeza.

Por nós mesmos, nada conseguiremos, pois se não houver a ação divina não alcançaremos a meta desejada. Precisamos sim, ser ousados na fé, orando sem cessar, rezando com insistência e perseverança, sem desanimar.

A nossa perseverança precisa ser como a parábola da viúva e do juiz, que não temia a Deus e não respeitava homem algum. Durante muito tempo ele se recusou a fazer justiça à viúva, até que entendeu que ela não desistiria nunca e por isso mudou de idéia, pensando consigo: “Esta viúva já está me aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça para que ela não fique me incomodando”. E Deus não fará justiça a seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele?

É, esta é a perseverança que precisamos viver! Superando todos os nossos limites e fraquezas. É uma conquista diária, mas volto a falar, nada conseguiremos por nós mesmos, precisamos do auxílio do Santo Espírito de Deus, somente assim chegaremos à meta desejada.

Tentativas e decepções

Bem, por mais de 20 anos lutei para fazer um regime (dieta), achava que já tinha feito tudo, mas a falta de perseverança sempre me fazia voltar atrás. Foram várias tentativas e muitas decepções. Enquanto achava que seria possível apenas com as minhas forças, nada conseguia, pois era necessária a ação do Espírito Santo, junto com uma verdadeira perseverança e superação das minhas fraquezas.

Sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao final. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário, perderemos a alegria e o sentido das outras etapas que precisamos viver. Foi assim que consegui enxergar que, tudo que eu tinha feito para emagrecer não tinha sido nada, pois a falta de perseverança, de superação, eram muito grande, era hora de viver uma verdadeira mudança em minha vida, com isso compreendi que mudanças fazem parte da vida, elas abrem portas para novos caminhos que podem ser mais claros e melhores.

Mudanças nos levam a situações onde podemos descobrir quem e o que podemos ser. Nem sempre são fáceis, mas nos levam para frente. É um desafio! É preciso viver uma verdadeira superação. É necessário que tenhamos fé. A mudança pode ser uma chance para encontrarmos o que sempre desejamos.

Estabelecer projeto

Quando proponho metas para o futuro, prevejo possíveis problemas, com o fim de ter sistemas para superá-los quando aparecerem. A previsão também é parte da virtude da perseverança. Os problemas imprevistos sempre são mais difíceis de superar que os que levamos em conta ao estabelecer o projeto.

Compreendi, então, que era hora de mudar radicalmente e encarar a minha dieta como uma coisa séria e necessária para a minha vida de consagrado.

Tomei posse da certeza que existe um Deus que tudo pode em nossas vidas e assumi com perseverança uma verdadeira mudança alimentar, superando todas as vontades, vivendo uma disciplina concreta em minha vida, seja nos meus estudos, na minha vida de oração até nos trabalhos realizados.

Iniciei uma dieta rigorosa, onde precisei superar os meus limites, pois estava com 149 quilos e meio. Para a medicina eu já era considerado uma pessoa com obesidade mórbida de alto-risco. Precisei ser submetido a uma cirurgia de redução de estômago. Consegui emagrecer 17 quilos antes da cirurgia, peso que nunca tinha conseguido perder durante estes 20 anos de tentativas. Fiz a cirurgia em janeiro de 2005  e hoje, com a graça de Deus, perseverando e superando os meus limites.

Mudanças fazer parte da vida

Sei que por mim mesmo nunca conseguiria, mas pela graça do Senhor, perseverei e superei as minhas dificuldades e estou alcançando a meta desejada. Como falei, mudanças fazem parte da vida. Sei que tudo isto que vivi foi um grande presente de Deus. Acredito que muito mais do que uma cirurgia para o meu físico, Deus me concedeu uma cirurgia no espírito, pois Ele, o Senhor, mostrou a mim que a perseverança é fundamental em nossa vida, que precisamos superar nossas dificuldades e nunca parar no negativo que temos, olhar sempre para frente, lembrando-se que o hoje, com Cristo é melhor do que tudo que já passou. Este é o segredo dos fortes: perseverança e superação. Assim alcançaremos o Céu!

Pe Bruno Costa
Comunidade Canção Nova

comentários