CONVERSÃO

Deixar-se transformar por Jesus

De tempos em tempos, precisamos atualizar o sistema operacional do nosso smartphone ou notebook. Este procedimento é importante para que nossos aparelhos não fiquem ultrapassados; assim, conseguimos obter melhores recursos para usá-los. Tudo que fica desatualizado, mais cedo ou mais tarde, precisa ser revisto e melhorado.

Em nossa vida espiritual, também acontece o mesmo processo: é preciso atualizarmos espiritualmente nossa alma para que possamos viver melhor a nossa fé. Essa atualização espiritual é um procedimento constante e ininterrupto. Encontramos, na Eucaristia, a plena atualização de amor que nosso coração necessita para viver com intensidade cada momento da vida.

Deixar-se transformar por Jesus

Foto ilustrativa: Bruno Marques/cancaonova.com

Quais são os meios necessários para eu me deixar transformar por Jesus?

A Eucaristia atualiza a Paixão, a Morte e a Ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso é um privilégio para nós fazermos parte do banquete do Senhor, onde o pão e o vinho, frutos da terra e do trabalho do homem, tornam-se o Corpo e Sangue do Senhor, mistério da nossa fé, onde anunciamos a Morte do Senhor e proclamamos a Sua Ressurreição.

Celebrar a Eucaristia é celebrar o Cristo vivo, presente no meio de nós, que manifesta Sua presença amorosa na comunidade reunida, na Palavra meditada, refletida e partilhada; no pão e no vinho, que se tornam Seu Corpo e Sangue, alimento para nossa vida e cura para nossa alma.

Ao aproximarmo-nos da Eucaristia, aproximamo-nos do próprio Cristo, que se doa, entrega e nos faz pessoas novas em Seu Amor Misericordioso. Ao comungarmos o Corpo e Sangue do Senhor, o próprio Cristo, comprometemo-nos com a construção de um mundo novo, pautado nos princípios evangélicos de um Reino de paz, de justiça e fraternidade.

Todos em Cristo

A Eucaristia transforma o nosso coração para sermos, no mundo, sinais do próprio Cristo. É Cristo em nós para que sejamos Cristo no mundo. Na comunhão eucarística, não comungamos sozinhos, de modo individualista, mas em comunidade. O Jesus que eu recebo é o mesmo que meus irmãos e irmãs também recebem. Cristo em todos, e todos em Cristo. Por isso, a Eucaristia é comunitária, sinal de unidade, amor e participação ativa e consciente no mistério celebrado.

Leia mais:
.:O sacramento da Eucaristia é o ápice de toda a vida cristã
.:Os benefícios da Eucaristia para a vida interior
.:A Eucaristia é parusia, presença real de Jesus Cristo
.:A Eucaristia é fonte de cura

Ser sinal da Eucaristia!

A cada comunhão eucarística, devemos ser, no mundo, pessoas novas em Cristo Jesus. Comungar não é simplesmente uma aventura espiritual isolada, mas sim comunitária. Com toda a assembleia, formamos um único corpo, que tem no Cristo o seu coração.

Diante de tão grande privilégio, sejamos no mundo sinais de Eucaristia: amemos, partilhemos, doemos, levemos uma palavra de esperança, anunciemos o Evangelho com a vida e com palavras.

Comungar o Corpo e o Sangue do Senhor é construir, no hoje da nossa história, céus novos e terras novas, pelos quais esperamos confiantes. Atualizemos em nós o Amor de Cristo.

Para ser Feliz

Permita que Jesus ocupe todos os espaços de sua vida e deixe-se transformar por Seu Amor Misericordioso.

Trecho extraído do livro “Felicidades sem segredos”, do padre Flávio Sobreiro


Padre Flávio Sobreiro

Bacharel em Filosofia pela PUCCAMP e Teólogo pela Faculdade Católica de Pouso Alegre (MG), padre Flávio Sobreiro é pároco da Paróquia São José, em Toledo (MG), e padre da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG). É autor de livros publicados pela Editora Canção Nova, além disso, desde 2011,  é colunista do Portal Canção Nova. Para saber mais sobre o sacerdote e acompanhar outras reflexões, acesse: @peflaviosobreirodacosta.