passo a passo

Como recomeçar um caminho de santidade?

Até que a morte nos encontre, sempre temos uma segunda chance para Deus. É importante ter a consciência de que a vida é feita de retomadas e que, de fato, nem sempre somos fiéis aos projetos ou perseverantes naquilo que Ele nos pede. Como, então, recomeçar?

Passos para recomeçar

O primeiro passo é muito simples e muito eficaz, chama-se sacramento da reconciliação! Não há como voltar para a vida sem viver o perdão e a reconciliação em suas dimensões: consigo mesmo, com a Igreja e com o próprio Deus. É preciso fazer um bom exame de consciência somado a bons propósitos de mudança de vida.

Como recomeçar um caminho de santidade?

Foto ilustrativa: Zolnierek by Getty Images

Muitas vezes, a confissão cai em descrédito e até se percebe comentários de pessoas que confessam com recorrência e não mudam. A ineficácia se dá pela falta de arrependimento dos pecados, pela falta de propósitos inteligentes para vencer as tentações. Às vezes, até pode parecer pouco uma confissão, mas vivendo uma boa preparação, ela será fundamental.

O segundo passo é pedir ajuda. Muitas pessoas têm boas intenções e querem melhorar, mas não sabem como, tendo em vista que cada caso é muito particular e necessita de medidas singulares. Essa parte se dá de forma muito real na presença prioritária de um sacerdote ou de algum leigo experiente que possa ajudar no processo de retomada.

Leia mais:
::Hoje, faça a experiência de ser grato a Deus
::Um tesouro com o brilho escondido não perde o seu valor
::Sozinho não é possível alcançar o céu!
::A casa do Oleiro é o nosso coração

O terceiro passo é fortalecer a sua alma para que não venha desanimar ou cair novamente. Aqui, é possível utilizar muitos meios, mas a grande prioridade está na Santa Missa, Adoração, leitura orante da Palavra e o Santo Rosário. Também podemos realizar as práticas do Ofício Divino, leituras da vida dos santos entre outros. O importante é alimentar-se com a oração, é organizar-se para rezar diariamente.

Digo-lhe mais: se você caiu, é porque estava fraco, talvez até anêmico em sua espiritualidade. Procure, de agora em diante, alimentar-se com uma porção reforçada de oração. Evite aquilo que enfraquece sua alma, aquilo que chamamos de ocasiões de pecado, fuja e não dê brechas. Quem está, realmente, arrependido não economizará esforços para recuperar o bem mais precioso de sua vida: Deus!

banner the church


Rafael Vitto

Rafael Vitto, natural da cidade de Cuiabá (MT), é membro da Comunidade Canção Nova desde 2015. Hoje, ele é seminarista e estudante da curso de Filosofia na Faculdade Canção Nova.

comentários