#quarentena

Ferramentas digitais para assistir e transmitir a Missa online

Neste texto, indico a você 4 mídias sociais ou ferramentas para realizar lives da Santa Missa, grupo de oração, do terço e outras orações que alimentam a fé em tempos de pandemia e isolamento social. Em obediência aos decretos diocesanos e decretos dos órgãos públicos para evitarem aglomerações, as igrejas estão fechadas e as Missas acontecem sem a presença de público. 

Nas mensagens para o dia mundial das comunicações sociais, o Papa emérito Bento XVI e o Papa Francisco foram unânimes ao evocar o bom uso das mídias sociais para a promoção da evangelização e a preservação da fé no ambiente digital:

“O compromisso por um testemunho do Evangelho na era digital exige que todos estejam particularmente atentos aos aspectos desta mensagem que possam desafiar algumas das lógicas típicas da web. Antes de tudo, devemos estar cientes de que a verdade que procuramos partilhar não extrai o valor da sua «popularidade» ou da quantidade de atenção que lhe é dada” (Bento XVI).

Neste sentido, a tecnologia possibilita aos bispos, padres e assessores de comunicação das dioceses e paróquias a explorar as ferramentas de streaming.

Ferramentas digitais para assistir e transmitir a missa online

Imagem ilustrativa: Canva.com

4 ferramentas para realizar lives

Facebook: Para fazer uma live no Facebook basta só entrar na sua página ou perfil na rede social, seja pelo computador ou pelo celular, usando o aplicativo do Facebook ou Páginas, acessar a área de compartilhamento de status, selecionar a opção “Vídeo ao vivo” (ícone) e começar a transmitir.

No link https://www.facebook.com/watch/live/ é possível acompanhar as lives das páginas e perfis que você segue ou estão em alta na mídia. Além do smartphone, é possível fazer live pelo Facebook por meio dos softwares de streaming como o Vmix e o OBS.

Periscope: O Periscope é um aplicativo de streaming de vídeo ao vivo para iOS e Android do Twitter, a ferramenta foi desenvolvida por Kayvon Beykpour e Joe Bernstein. Mesmo sem um dispositivo iOS ou Android, você consegue assistir às transmissões do Periscope na Web por meio do link https://www.pscp.tv/.  

Youtube: Assim como o Facebook, no Youtube o mas indicado é usar os softwares de streaming para fazer uma boa live, o Vmix tem licença paga, já o OBS é gratuito e estão disponíveis para todos os sistemas operacionais. Porém, as contas de youtube que tem mais de 100 inscritos já conseguem fazer lives direto do celular.

Live Streaming: Livestream, conhecido originalmente como Mogulus é uma plataforma de streaming de vídeo que permite aos seus usuários a assistirem e transmitirem vídeos, utilizando uma câmera e um computador por meio da internet. Além do suporte gratuito, oferece assinaturas premium livre de propagandas. 

Leia mais:
::Acompanhe celebrações da Santa Missa!
::Playlists para você maratonar
::Solidariedade, único remédio para transformar cenários tristes
::Oração do Escudo do Sagrado Coração contra pandemias e epidemias

Lives Canção Nova

Neste tempo de recolhimento social, a Comunidade Canção Nova tem intensificado sua missão evangelizadora pelos meios de comunicação. Com o slogan “UMA LIVE A QUALQUER MOMENTO“, a equipe do portal tem organizado diversas lives oracionais, formação e música para fazer companhia a você, fortalecer a sua fé e encher o seu coração de esperança. Veja abaixo os perfis oficiais da Canção Nova e siga:

 

Reflexão

#Compartilhar é importante neste momento de #coronavirus. Devemos aprender a compartilhar em espaços apertados ou prazos longos, para compartilhar janelas ou terraços; mas também esperanças e ansiedades, oração e compras. Devemos aprender a graça de compartilhar de maneira diferente a nossa vida diária” (Padre Antônio Spadaro).

banner espiritualidade

comentários