Treinar a confiança

E quando a vida nos diz "não"?

Nem sempre quando a vida nos diz ‘não’, tal resposta tem a finalidade de nos encerrar em um tempo de esterilidade

O ‘não’ pode também se manifestar como a possibilidade de trilharmos um novo caminho, adentrando por uma nova porta que a nós se inaugura neste específico momento. Há momentos nos quais, de maneira antecipada e, quem sabe, até precipitada, tudo definimos e estabelecemos dentro de nós, idealizando nossos sonhos e metas de maneira irrevogável. Entretanto, em muitas circunstâncias, as realidades acabarão não acontecendo da maneira como planejamos, e nesses peculiares invernos, a frustração poderá nos visitar intensamente.

E quando a vida nos diz "não"?
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

O que as lágrimas podem gerar?

É horrível desejar tanto uma realidade e, por fim, deparar-se com a sua não realização. Contudo, não é só quando a vida sorri que podemos ser felizes. Muitas vezes, a felicidade que nos espera será preparada pelas lágrimas, sendo que estas podem se tornar um sólido alicerce para a construção de uma madura realização em nossa história. As lágrimas podem também gerar vida e recomeços, e o ‘não’ pode se tornar um específico lugar onde se pode refletir e escutar a Verdadeira voz, que poderá nos conduzir à mais perfeita realização.

Nesse processo de deparar-se com o ‘não’, faz-se essencial a confiança. Precisamos confiar em um motivo Maior, no qual possamos recostar nossas fragilidades, pois sempre haverá um concreto sentido (significado) em que poderemos ancorar nossas esperanças e depositar as nossas lágrimas. Faz-se necessário confiar nos planos de nosso Autor, pois, diante de cada circunstância, Ele sempre verá mais longe e contemplará o real muito melhor que nós mesmos.

Leia mais:
:: Descubra-se, apoie-se e impulsione sua vida
:: O que me faz sonhar e ser feliz
:: Homem e mulher são belos por essência
:: Cinco passos para descobrir o sentido da vida

Aprender dizer ‘sim’ diante dos ‘nãos’

É preciso, de fato, confiança e abandono, mesmo quando a vida diz ‘não’, pois o ‘não’, quando conduzido por Deus, torna-se fonte de vida e felicidade para nós. É preciso dizer ‘sim’ aos ‘nãos’ que Deus nos apresenta, acreditando que Ele conhece nossos sonhos. Quando o Senhor nos diz ‘não’, é porque está nos preparando algo infinitamente superior ao que esperávamos.

Seus planos são perfeitos, e no centro deles estamos nós. Precisamos treinar a audição para o Infinito e sempre n’Ele esperar, dizendo constantemente ‘sim’ às realidades nas quais Ele nos insere. De tal forma, em tudo cresceremos, adquirindo sabedoria e maturidade ímpares, que nos farão adentrar naquilo que é próprio da eternidade. Cresçamos com os ‘nãos’, treinemos a confiança e nos abandonemos aos cuidados desse singular e infinito Amor!

Livro Comece Bem o Seu Dia - Reedição


Padre Adriano Zandoná

Padre Adriano Zandoná é missionário da Comunidade Canção Nova. Formado em Filosofia e Teologia, tem quatro livros publicados pela Editora Canção Nova e participação em dois CDs de oração.

Todas as segundas-feiras, o sacerdote preside a Missa na Catedral Nossa Senhora do Líbano, às 19h30, em São Paulo (SP). A transmissão é ao vivo pela TV Canção Nova. Padre Zandoná apresenta o programa ‘Pra ser Feliz’ na mesma emissora, todas as quintas-feiras ao meio dia, e também na Rádio América CN AM 1410, todas as quintas-feiras às 13h.

Atualmente, o sacerdote exerce a função de responsável local da Canção Nova em São Paulo (SP) e promove o evento ‘Abraça São Paulo’.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.