Satisfação com a vida

Descubra-se, apoie-se e impulsione sua vida

Ninguém é otimista porque não tem problemas, mas avança para impulsionar a vida

No dia a dia é comum observarmos coisas boas e ruins acontecendo a nossa volta a todo instante. Com isso, sentimentos diversos são despertados em nosso interior. Se não estivermos atentos, acabamos sendo levados por eles de um lado para o outro até nos distanciar da felicidade que tanto buscamos. É fácil perceber que existem pessoas de bem com a vida e que conseguem se adaptar de maneira rápida às situações adversas, enquanto outras param diante dos desafios por simples que sejam e não conseguem avançar. Geralmente admiramos as pessoas do primeiro grupo, e até nos perguntamos de onde vem esta força para sorrirem, mesmo quando o mundo parece desabar?

O dom de ser mulher - 940x500

Qual o segredo para sorrirem quando tudo parece desabar?

Segundo especialistas, o segredo está na satisfação com a vida. Ninguém é otimista porque não tem problemas, mas porque tem uma visão positiva em relação às dificuldades. Portanto, aprender a ver o lado bom dos acontecimentos e a ser grato pelo que tem, é a melhor receita para ser feliz. Por outro lado, ficar pensando no que poderia ser mas não foi, e de cara fechada porque não é amado o quanto gostaria de ser, não vai resolver o problema e provavelmente vai até piorar a situação. A propósito, já está provado, que quanto mais uma pessoa tenta chamar a atenção por lamúrias, mais afasta de si as outras pessoas. Afinal quem é que gosta de ficar ao lado de alguém que só reclama?

Que postura tomar?

Também não se trata de viver fora da realidade. A questão é a postura que se toma diante dos desafios que a vida proporciona. A jarra meio vazia para uns, é meio cheia para outros. Depende dos olhos que a enxerga, e os olhos veem de acordo com o que o coração sente.
É por isso que, se quisermos encontrar satisfação na vida e passarmos do vitimismo para realização, é preciso treinar o coração para tomar decisões, ter força de vontade e acima de tudo fazer escolhas. Isso mesmo! Ser feliz passa por fazer escolhas concretas como, por exemplo, acordar cedo em vez de ficar mais alguns míseros minutos na cama e se atrasar ao ponto de ficar o resto do dia com mau humor. A escolha para quem quer mudar de vida será: levantar na hora certa, com boa disposição e fazer tudo com calma, inclusive cumprimentar e sorrir para as pessoas. Aliás, poucas coisas nos fazem tão bem como um sorriso sincero! E saber que custa tão pouco! Experimente hoje sorrir mais e cultivar a alegria. Deixe de lado as queixas e verá o quanto isso lhe fará bem!

Talvez você não possa mudar as situações, mas quando faz opção pela alegria, altera totalmente a maneira como lida com elas. E não precisa ficar procurando razões especiais para ser alegre. Faça acontecer a felicidade na simplicidade do seu dia a dia. Experimente caminhar em um parque, cuidar de plantas, cozinhar, pintar. Dedique-se às pessoas. Preste atenção naqueles que estão ao seu lado, demonstre interesse por quem vem ao seu encontro, esteja disposto a estender a mão, ouvir, elogiar, ser presença, amar. Você ficará surpreso com o quanto isso lhe causará felicidade. Em outras palavras: quer ser feliz? Saia do comodismo!

Qual é a melhor escolha?

Dizem que existem duas principais escolhas que precisamos fazer na vida: aceitar a condição em que nos encontramos, ou aceitarmos a responsabilidade que teremos de mudá-la daqui pra frente. Ou seja, a felicidade que você deseja alcançar e o rumo novo que quer dar para a sua vida, estão ao seu alcance, só dependem de suas escolhas.


Dijanira Silva

Missionária da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Djanira reside na missão de São Paulo, onde atua nos meios de comunicação. Diariamente, apresenta programas na Rádio América CN. Às terças-feiras, está à frente do programa “De mãos unidas”, que apresenta às 21h30 na TV Canção Nova. É colunista desde 2000. Recentemente, a missionária lançou o livro “Por onde andam seus sonhos? Descubra e volte a sonhar” pela Editora Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.