AUTOESTIMA

Homem e mulher são belos por essência

Quando o homem e a mulher buscam a essência, descobrem o belo que existe dentro de sua alma 

Muitas situações me chamam à atenção por causa de sua beleza, e algumas em especial têm o poder de me levar para outra dimensão em fração de segundos.

Homem e Mulher Belos por essência
Foto: Daniel Mafra/cancaonova.com

Recordo-me de um quadro exposto na Pinacoteca, na cidade de São Paulo, que vi há mais de dez anos, e sua imagem continua intacta em minha memória. Arte abstrata, pintado em vários tons de azul e laranja, a harmonia contida no traço e nas cores era tamanha que, ao olhá-lo, tinha a impressão de estar hipnotizada por sua beleza. Ao mesmo tempo em que queria ver o restante da exposição, sentia necessidade de contemplá-lo. Sua beleza atingiu um espaço sagrado em mim, um diálogo se fez e eu saí dali mais forte, embora não saiba explicar o que aconteceu.

Com a mesma intensidade também sou levada a essa dimensão toda vez que vejo uma pessoa ajoelhada em oração, independente de credo, sexo ou idade. Cena de beleza desconcertante e veemente, que demonstra a fragilidade forte, bela e inabalável de um ser humano que se supera ao transcender o natural e o óbvio. A impressão que tenho é que, por mais que essa pessoa esteja vivendo situações difíceis, nada tem o poder de detê-la. Não há limite ou impossibilidade para uma pessoa de fé, e isso é lindo.

Também sinto isso, com a mesma intensidade, quando estou na presença de pessoas que se cuidam de forma simples ou elaborada, mas que reconhecem sua importância como ser humano digno do belo, do bem e da verdade. Pessoas que se sentem confortáveis em seu corpos e em sua vida, e que, de forma especial, se apresentam de forma bela para si e para o mundo que os cerca.

Ser belo é muito mais do que simplesmente estar bonito. Essa é a frase do meu blog, onde divido a experiência que tive e tenho com a autoestima ao emagrecer quarenta quilos por meio de reeducação alimentar e atividade física.

Penso que o estético é pouco demais para uma pessoa dotada de alma. Para que apenas estar bonito por fora, sendo que viemos do Belo para sermos belos? Buscar essa intensidade faz toda a diferença, tanto na vida da mulher quanto na do homem.

Sinto-me imensamente feliz ao receber o retorno das pessoas que me acompanham pelo blog, dizendo que, a partir do momento que passaram a cuidar da saúde e do corpo, descobriram uma força muito grande e uma nova forma de ver a vida e a si mesmo, capaz de mudar a direção de suas histórias.

Recentemente, um rapaz me procurou dizendo que, por acaso, havia visto minhas publicações nas redes sociais e que não imaginava que, um dia, eu tivesse sido obesa. Conhecemo-nos por conta do trabalho.

Ao ler um post onde eu dizia que o belo havia sido capaz de me livrar da prisão da obesidade, ele sentiu-se impelido a cuidar de si. Pensou que se eu consegui, ele também conseguiria. Chegou à conclusão de que merecia ter saúde e qualidade de vida, e que isso também seria uma demonstração de amor para com sua esposa e seus filhos, já que eles são os primeiros a desejarem que ele esteja bem. A partir de então, procurou um nutricionista que trabalha com reeducação alimentar (isso é muito importante), fez os exames necessários e está frequentando a academia – ele fez a avaliação antes, o que é imprescindível. Enfim, aos poucos está mudando seus hábitos de acordo com o ritmo da sua vida. Emagreceu oito quilos, porém ganhou massa muscular, ou seja, a impressão é que emagreceu muito mais, porém de forma saudável. Mas o mais importante é a forma como está encarando a vida, desde então, e o valor que passou a atribuir a si mesmo e, naturalmente, às pessoas que convivem com ele, já que a visão muda totalmente.

Saber disso é uma alegria enorme para mim. É mais uma pessoa que está tomando de volta o que é seu: sua dignidade, sua verdade, bondade e capacidade. Estamos aqui para viver bem e, dessa forma, fazer com que outras pessoas também percebam que isso é possível. Mais do que isso, que lhes é de direito.

Não perca tempo, não perca oportunidade e, muito menos, a certeza de que você nasceu pra se descobrir dia a dia. Há muita novidade aí dentro. Busque, deseje, dê passos. É naturalmente possível; não sem esforço, é claro. Sonhos nobres e valorosos são realizados com passos laboriosos e totalmente libertadores.

Seja belo!

 


Márcia Ribas

Márcia Ribas é formada em Comunicação Social (Rádio e TV), pós graduada em Counseling –  “a via intermediária entre o psicoterapeuta e o cabeleireiro”. Com o desejo de usar da beleza e autoestima para ajudar as pessoas no processo de uma busca autônoma de solução ou transformação em suas vidas, Márcia criou um blog que relata sua experiência ao emagrecer quarenta quilos através de reeducação alimentar e atividade física. Em seu blog relata como foi altamente impactada ao descobrir o valor de ser gente, única e digna de cuidado, atenção e amor próprio. Página pessoal da autora: marciaribas.com.br

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.