EMOÇÕES

Como controlar o medo e angústia para que não se tornem um problema?

O medo e a angústia se tornaram as sombras de muita gente. A cada esquina é possível encontrar nos olhos de cada ser humano um pouco de angústia e medo. Os tempos se tornaram ainda mais instáveis e aquilo que era natural se tornou assustador. Muitos não sabem, mas medo e angústia/angústia e medo são emoções que, muitas vezes, são apresentadas juntas, como irmãs gêmeas, onde cada uma reveza a sua liderança dentro de nós. No entanto, o que muitos não sabem é que essas emoções são muito comuns, elas fazem parte da nossa estrutura emocional, juntamente à alegria, tristeza, ansiedade, nojo, raiva e companhia limitada.

Porém, o que não deve ser comum é a vivência dessas emoções de forma potencializada. E como saber se o que se vive está fora do “padrão”?

Quando ela é frequente, intensa, afeta o outro e pode paralisar a sua ação no mundo. Se você vive essas emoções dessa forma, é bem provável que elas estejam desajustadas dentro de você. E qual é dica eu poderia deixar aqui para que você aprendesse a controlar um pouco estas emoções?

Como controlar o medo e angústia para que não se tornem um problema (1)

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

O medo e a angústia são frutos dos pensamentos?

De forma bem prática, entenda uma coisa: a sua emoção, na maioria das vezes, é fruto de um pensamento desajustado, flutuante, imaginário, distorcido. É como se o seu pensamento fosse um grande balão a gás, que deixa ser levado pelo vento, sem saber para onde ir. Esse balão vai ganhando altitude e se distanciando cada vez mais do chão, o que vai gerando um medo e uma angústia muito grande por não saber onde irá parar e se não vai estourar. Essa aflição desse balão é fruto de vários pensamentos, um deles e, talvez, o mais forte seja, “eu irei estourar”, e, cada vez que sobe um pouco mais, esse pensamento ganha força e dispara um medo enlouquecedor, pois tem a certeza de que irá estourar e nunca mais voltará para as mãos do seu dono em terra firme.

Leia mais:
.:Como identificar se tenho descontrole emocional?
.:Como buscar o equilíbrio das emoções diante de dias atarefados?
.:Saiba como lidar com o medo
.:Como lidar com uma angústia sem fim?

Como, então, controlar essas emoções?

Compreendeu como funciona? E olha que trouxe apenas um pensamento. Mas tenho certeza que muitos outros alimentam o seu medo e sua angústia. Mostrei a mecânica, agora mostrarei como fazer parar. Sabe como? Trazendo o balão para terra firme! Não existe outra forma além dessa. Você traz seus pensamentos e emoções para terra firme quando dialoga com eles, instalando na realidade, no presente e confrontando com a realidade. Para uma pessoa que está com medo de viajar de avião, por medo dele cair e, assim, morrer, qual seria a melhor forma de trazer esse pensamento para a realidade? Lembrando quantos aviões já caíram nos últimos tempos. Pensando em quantos aviões daquela companhia aérea já sofreram acidentes fatais; e, naquela semana e até mesmo naquele dia, quantos aviões caíram. Ao confrontar dessa forma, já é possível avaliar que a possibilidade do seu avião cair é bem menor do que imagina.

Viu como funciona? No início não é fácil e, por isso, é importante buscar ajuda profissional, caso suas emoções estejam bem desajustadas. No entanto, compreenda uma coisa: você consegue controlar os seus pensamentos disfuncionais e domar as suas emoções com muito mais facilidade do que possa imaginar. Não fuja nem tenha medo, enfrente!

banner migrantes


Aline Rodrigues

Aline Rodrigues é missionária da Comunidade Canção Nova, no modo segundo elo. É psicóloga desde 2005, com especializações na área clínica e empresarial e pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental. Possui experiência profissional tanto em atendimento clínico, quanto empresarial e docência. Autora do livro “Conversando sobre ansiedade: aprenda a vencer os seus limites”, pela Editora Canção Nova. Instagram: @alinerodrigues.ss

comentários