Para orar, precisamos nos colocar na presença de Deus e elevar a Ele o nosso coração. Isso é possível de vários modos: pelo diálogo, pelo pensamento, pelo silêncio ou pela contemplação, diante de todos os fatos que ocorrem durante o dia, sejam eles bons ou desagradáveis. Tudo pode ser transformado em oração.
Temos que aproveitar esses momentos para apresentar a Deus o que sentimos, o que vimos e ouvimos, enfim, o que vivemos, guiados pela luz do Espírito Santo. De coração aberto e sincero, elevemos a Ele o nosso clamor, a nossa súplica, a nossa gratidão e o nosso louvor.
Orar é uma conversa diária com Deus?
Para Santa Teresinha, o significado da oração é este: “Para mim, a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado para o céu, é um grito de gratidão e de amor, tanto no meio da tribulação como no meio da alegria”.
No Catecismo da Igreja Católica (CIC), nº 2744, aprendemos que “orar é uma necessidade vital”.
Precisamos pedir a Deus a graça da perseverança e da constância para que a oração seja, de fato, uma necessidade vital a ponto de, ao chegar o final do dia, termos dedicado alguns momentos à oração. Precisamos pedir que o Espírito Santo nos incomode e movimente o nosso interior para isso, numa atitude de amor, de necessidade vital, numa escolha constante pela busca de uma comunhão mais íntima com Deus.
Reze e peça
Peçamos a Deus as virtudes da Constância e da Perseverança:
Senhor Jesus, diante de Ti, peço-Te humildemente as virtudes da Constância e da Perseverança. Estou consciente da minha incapacidade de realizar qualquer coisa sem a Sua ajuda, pois, levado pelas preocupações e ocupações do dia a dia, sou inconstante e me falta perseverança na vida de oração.
Reconheço que a oração é necessidade vital, e peço, pelo poder e ação do Teu Espírito Santo, a Tua graça que ultrapassa a minha humanidade e supera todo o desânimo e fraqueza.
Leia mais:
.: Como construir uma vida de oração?
.: Afinal, o que é a oração?
.: Como fazer uma oração de renúncia e purificação?
.: Você sabe como rezar o santo terço?
Conceda-me grande e forte amor por Ti, capaz de me atrair para te buscar com toda a minha alma, com todo o meu coração, com toda a minha força, com todo o meu entendimento e inteiramente com todo o meu ser.
Faz-me constante e perseverante na oração, atendendo ao Teu apelo de orar sem cessar, em todas as ocasiões, apresentando a Ti os meus pedidos e súplicas, acompanhados de ação de graças.
Obrigado, Senhor, pois eu creio que Tu me atendes. Amém.
Reflita e faça o propósito de orar
Como atividade prática, reflita sobre os seguintes questionamentos:
1. Durante o dia, qual o melhor horário para orar?
2. Qual lugar escolho para orar?
A oração nos abre o caminho, pois não estamos combatendo, suplicando nem clamando sozinhos. Deus Onipotente está conosco e ilumina nossos passos. Diante do impossível, Ele o torna possível e faz brotar água no deserto.
Trecho extraído do livro “Rezar com a Mãe”, de Nilza e Gilberto Maia