Reflexão

Luz da Fé: As consequências da fé em Deus

Vamos aprender a lidar com as consequências de uma vida de fé

Queremos, hoje, louvar e bendizer a Deus por esse tesouro inestimável que é a fé. Como é bom viver com fé em Deus!

O Catecismo da Igreja Católica, do número 222 ao número 227, ensina-nos a respeito do alcance da fé no Deus Único. E esse ensinamento começa com a seguinte afirmação: Crer em Deus, o Único, e amá-lo com todo o próprio ser tem consequências imensas para toda a nossa vida (cf. CIC, nº 222).

Foto ilustrativa: Luciano Camargo / cancaonova.com

A partir disso, o Catecismo da Igreja relata quais seriam essas consequências:

Significa conhecer a grandeza e a majestade de Deus (cf. CIC, nº 223).
Significa viver em ação de graças (cf. CIC, nº 224).
Significa conhecer a unidade e a verdadeira dignidade de todos os homens (cf. CIC, nº 225).
Significa usar corretamente das coisas criadas (cf. CIC, nº 226).
Significa confiar em Deus em qualquer circunstância, mesmo na adversidade (cf. CIC, nº 227).

Quando eu li esse ensinamento do Catecismo, “saltou-me aos olhos” a seguinte afirmação: A fé no Deus Único nos leva a usar de tudo o que não é Ele, na medida em que isso nos aproxima dele, e a desapegar-nos das coisas, na medida em que nos desviam dele (cf. CIC, nº 226). Veja: toda essa maravilha da natureza ao nosso redor não é Deus, mas é criação divina. O pássaro que canta no galho de uma árvore, por exemplo, não é Deus, mas Sua criatura. Contudo, é certo que esse mesmo canto do pássaro torna-se importante quando me leva à presença amorosa de Deus, ao entendimento de que existe um Divino Criador por trás daquele canto.

A fé ilumina o homem

Por outro lado, o Catecismo da Igreja nos alerta para a necessidade de nos desapegarmos daquilo que nos desvia do Senhor, ou seja, aquilo que me aproxima de Deus eu guardo, eu conservo para mim; e aquilo que me desvia da presença do Senhor eu devo me livrar o quanto antes.

Você sabe muito bem que o nome deste programa é “Luz da fé”. E a razão desse título é muito simples: porque a fé ilumina o homem. O sol brilha acima das nossas cabeças, porém, se nos conservamos no abrigo de uma sombra, os raios do sol não conseguem nos atingir e aquecer. Para que isso aconteça, é necessário sair da sombra e expor-se aos raios solares. Da mesma forma, se eu quero que Cristo, o Sol da Justiça, envolva-me e aqueça-me, preciso me afastar das sombras do pecado e da morte, para caminhar decididamente em direção à luz do Senhor. É muito importante aproximar-se de Deus, na certeza de que a fé em Jesus é essa luz que, verdadeiramente, ilumina.

Eu digo a você, meu irmão: venha para a luz! Aproxime-se de Jesus Cristo! Venha viver uma vida de fé, porque isso vale muito a pena.

O vagalume e a cobra

Conta-se que uma cobra perseguia, com insistência, um pobre vaga-lume, que nada mais fazia do que simplesmente brilhar.

Ele fugia rápido com medo da feroz predadora, e a cobra nem pensava em desistir.

Fugiu um dia, dois dias, mais outro… E nada!

No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse à cobra:

— Posso fazer três perguntas?

— Pode. Não costumo abrir esse precedente para ninguém, mas já que vou lhe devorar, pode perguntar.

— Pertenço a sua cadeia alimentar?

— Não.

— Fiz alguma coisa para você?

— Não.

— Então, por que você quer me comer?

— Porque não suporto ver você brilhar!

Leia mais:
.: Luz da Fé: Um amor que não muda
.: Luz da Fé: O Senhor não engana ninguém
.: Luz da Fé: Descobrir a própria pequenez

Saiba, meu irmão, que trazer essa luz da fé dentro de você tem consequências. Vamos aprender a lidar com as consequências de uma vida de fé, pois viveremos, com certeza, dias maravilhosos, mas também enfrentaremos momentos nos quais nossa fé será duramente provada.

Prossiga brilhando não com luz própria, mas sim brilhando com a luz de Deus, pois somente essa luz é que vale a pena irradiar.

Um forte abraço!

Assista ao programa:


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.