Luz da Fé

Senhor, dá-me vida segundo Tua palavra

O Catecismo da Igreja Católica, nos números 576 a 582, ensina-nos que, aos olhos de muitos, em Israel, Jesus parece agir contra as instituições do Povo eleito:

Assista ao programa:

– a submissão à Lei na integralidade de seus preceitos escritos e, para os fariseus, na interpretação da tradição oral;
– a centralidade do Templo de Jerusalém como lugar santo, em que Deus habita de forma privilegiada;
– a no Deus único, cuja glória nenhum homem pode compartilhar.

A Palavra de Deus nos dá vida nova

Jesus, o Messias de Israel, portanto o maior no Reino dos Céus, tinha a obrigação de cumprir a Lei, executando-a em sua integridade até seus mínimos preceitos, segundo suas próprias palavras. Ele é o único que conseguiu cumpri-la com perfeição. O cumprimento perfeito da Lei só podia ser obra do Legislador divino nascido sujeito à Lei na pessoa do Filho. Em Jesus, a Lei não aparece mais gravada nas tábuas de pedra, mas “no fundo do coração” (Jr 31,33) do Servo, o qual, pelo fato de “trazer fielmente o direito” (Is 42,3), se tornou “a Aliança do povo” (Is 42,6).

Nele [Jesus], é a mesma Palavra de Deus que tinha ressoado no Sinai para dar a Moisés a Lei escrita, que se faz ouvir novamente sobre o Monte das Bem-aventuranças.

Foto ilustrativa: Wesley Almeida / cancaonova.com

Tomando posse dessa afirmação do Catecismo da Igreja, de que Jesus, nascido sujeito à Lei, é o Legislador divino que a cumpre perfeitamente, somos convidados a rezar com a Palavra de Deus, juntamente com o salmista:

“Eu vi limites em tudo o que é perfeito, mas teu mandamento não tem confins. Quanto amo a tua lei; passo o dia todo a meditá-la. Teu preceito me faz mais sábio que meus inimigos, porque sempre me acompanha. Lâmpada para meus passos é tua palavra e luz no meu caminho. Jurei, e o confirmo, guardar tuas justas normas. Meu sofrimento passa dos limites, Senhor, dá-me vida segundo tua palavra” (Salmo 119,96-98.105-107).

Veja mais:
.: Não sou do mundo, sou de Jesus
.: Em Deus confio e nada temo
.: Com a Cruz de Cristo, você vencerá o mal

Você, cujo sofrimento “passa dos limites”, não tenha receio em clamar a Deus: “Senhor, dá-me vida segundo tua palavra”. Pela força da Palavra de Deus queremos ter Vida Nova! Que a Sagrada Escritura seja em nossa vida, cada vez mais, lâmpada para nossos passos e luz no nosso caminho.

Um forte abraço!


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

comentários