Redenção

Conheça a história da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus

Em 1815, o padre Gaspar fundou uma nova Congregação na Igreja, chamada Missionários do Preciosíssimo Sangue. Ele se sentia mais próximo a esta devoção, intimamente ligada ao Sagrado Coração de Jesus, da qual se tornou apóstolo fervoroso. Sua piedade tinha por certo que somente o Sangue derramado por Cristo para a redenção dos homens era instrumento de conversão.

Percebendo seu zelo, o Papa Pio VII confiou à sua Congregação a missão de uma nova evangelização e restabelecer a fé nos territórios do Estado Pontifício. Na prática, ele lhe pedia para ir aonde ninguém queria e enfrentar pessoas, que ninguém queria encontrar. Gaspar e seus missionários aceitaram o pedido do Papa e enfrentaram com coragem as grandes chagas que afligiam Roma naquele tempo.

Suas habilidades de pregador alcançaram resultados extraordinários contra as sociedades secretas, consideradas forjas de um perigoso secularismo ateu. Conseguiu levar grupos inteiros para o bom caminho, desmascarando este problema oculto, a ponto de receber o apelido de “martelo dos sectários”. Ficou claro a incompatibilidade entre a doutrina católica e as heresias daquele tempo.

Conheça a história da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus

Créditos: jchizhe by GettyImages/cancaonova.com

A salvação do mundo inteiro

De modo essencial, ter devoção ao Sangue de Jesus é crer que seu sofrimento é redenção para nós. Sendo assim, essa fé se torna incompatível com outras crenças que negam o ato salvífico de Jesus na Cruz. Sua morte não foi um teatro nem mesmo em vão, mas tem grande valor de expiação para os pecados do mundo todo. Jesus é, realmente, o nosso Salvador através do derramamento de Seu sangue.

Da mesma forma, agiu contra os ladrões daquele tempo: para cumprir sua missão, no caminho entre Roma e Nápoles, armado apenas com o crucifixo e a misericórdia evangélica.  Gaspar falava e explicava a todos sobre o sangue derramado por Jesus, como sacrifício pela salvação de toda a humanidade. Assim, lentamente, conseguiu alcançar o que ninguém havia conseguido: tornar a cidade mais segura. Converteu muitos com sua pregação eloquente e fé no sacrifício redentor de Jesus Nosso Salvador. Assim, inscreveu seu nome na eternidade levando a pacificação popular.

Leia mais:
.:Julho, mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo
.:Reze a Ladainha do Preciosíssimo Sangue de Jesus
.:Oração de libertação de nossa casa
.:Consagre-se ao Preciosíssimo Sangue de Jesus

A continuidade da devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus

Em 1834, graças à colaboração de Maria de Mattias – que havia conhecido, aos 17 anos, e à qual revelara a sua vocação -, Gaspar fundou o ramo feminino da congregação: as Irmãs Adoradoras do Preciosíssimo Sangue de Cristo. Três anos depois, Gaspar de Búfalo faleceu e foi canonizado por Pio XII em 1954. Falando sobre este santo aos participantes no Capítulo geral da Congregação, em 14 de setembro de 2001, São João Paulo II disse: “Confiante no fato de que o pedido do Papa era uma ordem de Cristo, seu Fundador não hesitou em obedecer, embora o resultado tenha sido: foi acusado de ser muito inovador. Lançando suas redes nas águas profundas e perigosas, fez uma pesca surpreendente”.

Nesse contexto de heresias e violência, nasceu a devoção ao Preciosíssimo Sangue. Claro que a cruz de Cristo sempre fora objeto de reconhecimento, contudo, nesse período, sob a óptica de um grande Santo, surge a especificidade da devoção e maior propagação por parte da piedade popular. Que Deus nosso Pai nos inspire a pôr em prática esses ensinamentos.

Referências:

https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/10/21/s–gaspar-del-bufalo–presbitero–fundador-dos-missionarios-do-p.html (vida de São Gaspar de Búfalo).


Rafael Vitto

Rafael Vitto, seminarista CN. Graduado em Filosofia e estudante de Teologia. Atuante na paróquia São Sebastião em Cachoeira Paulista.