alimento

O maná e a Eucaristia: qual sabor tem o pão da vida?

Jo 6: 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57 Aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim.
58 Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram.
Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre.

Se falamos sobre a Eucaristia, vale a pena darmos uma olhada no passado para falar do pão que nossos pais comeram no deserto. Para que chegassem à terra prometida, Deus enviava, todos os dias, ao seu povo o Maná. Essa palavra significa “o que é isso?”, pois era um alimento misterioso enviado por Deus do céu durante a madrugada; ou seja, a cada novo dia, o Senhor renovava as forças de seu povo:

Força física: pois o maná alimentava o corpo e o fortalecia na caminhada no deserto até chegar em Canaã.

Força espiritual: saber que Deus enviava um alimento cotidiano ajudava o povo de Deus a confiar mais n’Ele.

O maná e a Eucaristia: qual sabor tem o pão da vida?

Foto ilustrativa: CreativaImages by Getty Images

As características do maná

A Palavra diz que este alimento era pequeno, branco e arredondado. Essas três características falam de três qualidades divinas: pequeno nos lembra a humildade de Deus; branco, a santidade e a pureza; redondo, a perfeição (na tradição antiga, essa forma simbolizava a perfeição). Além disso, a tradição judaica diz que o maná tinha o gosto de comida preferida da pessoa que o comia.

Leia mais:
.:As dicas de Jesus
.:O que é o Cerco de Jericó?
.:O que são ritos de preceito?
.:Dicas para participar das transmissões das Missas pela TV

Se o maná já era um presente extraordinário de Deus, a Eucaristia é algo ainda maior, pois não é somente um presente de Deus, mas o próprio Deus – o pão vivo que dá a Vida eterna! Somos o povo que caminha nos desertos da vida, que precisa de força para chegar à Terra Prometida, à Vida Eterna.

E já que a estrada é longa, e que sozinhos perecemos, o Senhor se dá por meio de um pedaço de pão pequeno e humilde, branco e santo, redondo e perfeito, para que sejamos fortes! A Eucaristia tem o sabor daquilo de que necessitamos, já que Deus cuida de nós. Que sabor ela precisa ter na sua vida?

Senhor, não somos dignos de Te receber, mas queremos estar sempre mais unidos a Ti!

banner_bíblia


Padre André Favoretti

Natural de Vitória – ES, foi ordenado sacerdote dia 25/06/2017, na diocese de Fréjus-Toulon, onde atua como missionário. Antes de ser padre, concluiu uma licenciatura em Geografia (UFES), foi professor e fez uma pós-graduação em filosofia (UFOP).

comentários