Seja inteligente, traga os filhos para perto de você

Seja amigo dos amigos dos seus filhos

Um erro que muitos pais cometem, e que os separa dos filhos, é rejeitar os amigos deles e não permitir que eles os tragam para casa. Certas mães, por exemplo, para evitar as desordens que os filhos normalmente fazem, quase os expulsam de casa com os amigos. Mas saibam que estão fazendo péssimo negócio.

Para ser amigo do seu filho, seja também amigo dos amigos dele. O seu filho gosta dos amigos e vai ficar zangado caso eles sejam rejeitados por você. Seja inteligente! Esteja com eles, ganhe a confiança deles. Essa atitude vai ajudá-lo a conhecer as amizades de seus filhos, a fim de que possa evitar as más companhias que corrompem os costumes.


Assista: Sou pai de filhos adolescentes, e agora?


É muito melhor ter os filhos perto de nós em casa, com os amigos, mesmo fazendo alguma coisa que não seja inteiramente do nosso agrado, do que tê-los longe dos olhos.

Um bom teste para os pais saberem como estão como educadores, é sentir a proximidade que têm dos amigos dos seus filhos. Se os amigos deles se relacionam bem com você, isto é um bom sinal.

O jardim da nossa casa, durante os anos de infância dos nossos filhos, foi o campinho de futebol deles, onde reuniam os amigos para jogar. Preferimos deixar para plantar as flores depois que eles crescessem, já que eles sempre foram as nossas flores mais importantes. Hoje, o jardim e o quintal de nossa casa estão cheios de plantas e flores, mas confesso que eu preferia aquelas “flores” que falavam, corriam, se machucavam… e nos abraçavam. Flores nós podemos comprar a qualquer tempo, filhos não.

Seja inteligente, traga os filhos para perto de você; se preciso, traga-os com os amigos, especialmente se você tem filho único.

(Extraído do livro “Educar pela conquista e pela fé”)


Felipe Aquino

Professor Felipe Aquino é viuvo, pai de cinco filhos. Na TV Canção Nova, apresenta o programa “Escola da Fé” e “Pergunte e Responderemos”, na Rádio apresenta o programa “No Coração da Igreja”. Nos finais de semana prega encontros de aprofundamento em todo o Brasil e no exterior. Escreveu 73 livros de formação católica pelas editoras Cléofas, Loyola e Canção Nova. Página do professor: www.cleofas.com.br Twitter: @pfelipeaquino

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.