Em uma palavra está toda a existência humana. Hoje, é tempo de olhar para Aquele que deu a vida a todas as coisas, que formou o universo e gerou, por amor, todas as coisas: as plantas, os animais, a água e as montanhas.
O pai também é aquele que ensina seus filhos. Deus é um Pai que educa, na Sua Santíssima Providência, a cada um de nós. A providência do Pai nos dá muitas coisas, mas também nos retira outras para nos educar. É como nós fazemos como pais, quando vemos que um filho está começando a caminhar por caminhos que o levarão a se perder, logo o cortamos, proibimos certas coisas; por causa disso, muitas vezes, muitos de nós não somos compreendidos por nossos filhos.
Quero partilhar com você, internauta, que meu pai me educou com “rédeas curtas” e, muitas vezes, com correções severas, surras e castigos. Por isso, muitas vezes, fiquei com sentimento de raiva e incompreensão. Hoje, porém, depois de conhecer o amor de Deus-Pai, pude compreender que se não fosse assim eu teria me perdido.
Pai é aquele que nos transmite amor, proteção e zelo
É preciso perceber o amor nos gestos, até nos gestos mais duros. O amor é gesto, é ação acompanhada de sentimentos, mas sempre será uma ação, que resultará em uma reação positiva.
Meu pai me ensinou muitas coisas. Ele me ensinou a preparar uma vara de pesca, a pescar, a respeitar as pessoas. Ele me ensinou datilografia e me ensinou a ser um homem de bem e trabalhador. Foi ele quem arrumou meu primeiro emprego em uma fábrica.
Meu pai me corrigiu, mas me ensinou muitas coisas. Ensinou-me, principalmente, a superar as dificuldades, não desistindo da vida, não desistindo no meio do caminho. Ele me ensinou que a vida é feita de luta, na qual obtemos vitórias e derrotas, contudo, a vida não comporta o desistir nem o desanimar.
Leia mais:
.: Confira outros artigos da categoria “pais e filhos”
.: A influência do comportamento dos pais na vida dos filhos
.: Como os pais podem estimular o desenvolvimento dos filhos?
.: Pais, eduquem seus filhos na paciência e no amor
Exemplo de amor e fé
Na vida, devemos acreditar sempre. Esse o legado de meu pai, Sr. Luiz Lourenço, um homem de fé, que foi exemplo para mim de quem luta, mesmo sem ter horizontes. Um homem de esperança.
É isso que eu quero ser para minhas duas filhas: um pai, que, tocado pela misericórdia de Deus-Pai, torne-se, a cada novo dia, um profeta da esperança, como aprendi a sê-lo com meu pai.
Diácono Paulo Lourenço