Vitória

O que é necessário para ser um homem de fé?

Ser homem e mulher de fé é você viver uma única alternativa: aquela de não poder recuar

Deus não decepciona aquele que busca e espera n’Ele. São belíssimas aquelas passagens em que, Moisés, é levado pelo movimento das águas e é encontrado pela filha do faraó, na outra, para o povo sair da escravidão, o mar precisou se abrir. O povo, diante da impossibilidade de vencer as águas, se volta contra o profeta e lhe pergunta por que ele os retirara do Egito, se eles não têm como ultrapassarem o mar. Diante desse acontecimento, o Senhor, disse para Moisés apenas uma frase: “Diga ao povo que caminhe”.

Deus não lhe proferiu uma frase que garantisse o milagre, no entanto, requeria a fé.

Foto ilustrativa: Wesley Almeida / cancaonova.com

A expressão de Deus não é aquela que facilita a vida, e sim, a que encoraja. O Senhor não facilita, pois quem facilita corre o risco de infantilizar o  que foi facilitado, e Ele não nos quer infantis na fé; Deus nos quer amadurecidos, prontos para dar o primeiro passo. é saber acreditar mesmo se tudo estiver ao contrário.  O homem de fé não é aquele que vê, é o que não vê e mesmo assim não desiste.

Na experiência do povo de Israel, um povo que “deduz” que Moisés os mataria, mesmo assim Deus não facilita para ele, entretanto, requer a fé dele. O povo queria uma resposta mágica, mas Deus dá uma ordem que encoraja, que faz crescer dentro deles a lembrança que, aquele Deus que caminhou com eles não os deixaria na mão. Não sabiam como seria, mas não desistimos do que esperamos. Quando tudo indicava que a morte iria chegar, com os pés na água, seguindo a ordem do Senhor, o milagre aconteceu para eles.

Leia mais:
.: A nossa vida pode ser transformada pela fé
.: Tempos difíceis no mundo fortificarão a fé do povo
.: Estou vivendo uma crise de fé. O que fazer?

Por um lado, eles estavam imobilizados pelo mar que podia afogá-los; por outro, pelo exército que poderia matá-los. Aquele povo estava emparedado. Ser homem e mulher de fé é você viver uma única alternativa: aquela de não poder recuar. É como diz Santo Agostinho: “Deus só nos pede aquilo que Ele já nos deu. Tudo está em nós sob forma de dom”.

O destino do homem é a santidade

A experiência da fé nos movimenta para sermos o que realmente somos. Você não tem outro destino, a não ser a santidade; com ninguém emagrece fazendo novena, para isso é necessário nos disciplinamos ou não emagrecemos, não há outra opção. Do mesmo modo foi com o povo de Israel, eles não tinham outra alternativa a não ser a libertação.

O que faz um homem ser de fé é a resposta que dá diante da insegurança. Isso é Cristianismo. Não é uma postura angelical, é uma forma de se tornar guerreiro, soldado.

Coragem! Vitória é o que Deus quer celebrar na nossa vida por meio da fé.

(Artigo produzido a partir da homilia de 20/fev/2007)


Padre Fábio de Melo

Padre Fábio de Melo, sacerdote da Diocese de Taubaté, mestre em teologia, cantor, compositor, escritor e apresentador do programa “Direção Espiritual” na TV Canção Nova.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.