Filhos disciplinados

Educar um filho é uma bela e longa tarefa que exige paciência. Relembro o provérbio chinês: “Se os teus projetos são para um ano, semeia o grão. Se são para dez anos, planta uma árvore. Se são para cem anos, educa o povo.
Ninguém pode ensinar o bem sem vivê-lo; não dá para falar em honestidade para o filho, sem praticar esta virtude. Ao educar os filhos você notará que nem sempre tudo sairá como a gente quer, então, somos obrigados a exercer a paciência, a tolerância, a bondade, etc. Muitas vezes, aprenderemos que é preciso esperar e ter fé.

Um dos bons hábitos é ensinar os filhos a serem organizados. Um adulto desorganizado, que não sabe arrumar a sua mesa de trabalho ou sua oficina perde tempo e eficiência; e muitas vezes, por negligência e preguiça, pode até comprometer a vida dos outros. Imagine um médico cirurgião sem métodos e capricho ou um dentista sem atenção e cuidado…

Uma criança que se habitua a manter tudo fora do lugar, acaba desorganizando também sua cabeça, os seus livros, os seus planos e a própria vida. Muitos adultos são pouco eficientes e produtivos porque lhes falta “organização e método”, e esta conquista começa ainda na infância, com disciplina.

Sem disciplina não se consegue fazer nada de bom nesta vida. Muitas pessoas não conseguem vencer os problemas e vícios pessoais porque não são disciplinadas. Muitas não conseguem ser perseverantes em seus bons propósitos porque lhes falta disciplina. Para se vencer um vício ou para dominar mau hábito é preciso disciplina. É por meio dela que aprendemos a nos dominar.

O pior obstáculo contra a organização e o planejamento é a preguiça e a pressa; ensine, com jeito, o seu filho a vencer isto.
Não adianta você ter muitos livros se eles não estiverem arrumados por assunto. Não adianta você ter muitos artigos guardados se eles não estiverem classificados e indexados.

Disciplina significa você fazer tudo com ordem, critério, método e organização. É uma virtude que se adquire desde a infância, em casa, com os pais, na escola, nos livros, na Igreja, no trabalho…. Sem ela [disciplina], gastamos muito mais tempo para fazer as coisas e podemos ficar frustrados ao ver o tempo passar sem acabar o que pretendíamos fazer.

Deus nos dá o tempo certo e suficiente para fazermos o que precisamos fazer.
Ensine isto aos filhos, com carinho e persuasão.

Artigo extraído do livro: ‘Educar pela conquista e pela fé’

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.