Aprendizado

Sofrimento: escada para o crescimento

“Deus é tão digno do nosso amor quando nos consola, como quando nos faz sofrer!” (São Francisco de Salles).

Que bom seria se essa frase fosse verdade em nós! Que bom seria se vivêssemos em plenitude o que nos ensina São Francisco de Salles! Nossa natureza humana se satisfaz, rejubila, quando é satisfeita em tudo pela vontade de Deus.

Como nos é fácil e prazeroso ser amado e consolado! Como nos é fácil amar a Deus de toda alma, de todo entendimento e de todo coração como nos ensina as Sagradas Escrituras. Quando somos visitados por Deus de forma amorosa ou quando Ele nos consola; quando as mais diversas situações em que vivemos nos são favoráveis e, envolvidos em tais situações, somos capazes de afirmar que amamos a Deus; capazes de erguer os braços ao Céu e louvarmos; capazes de estampar o mais belo sorriso e, dessa forma, devotarmos nosso amor a Deus.

Sofrimento: escada para o crescimento

Foto ilustrativa: Wesley Almeida/cancaonova.com

Como um bom Pai, Deus nos educa e, de tempos em tempos, visitados pelo sofrimento, seja esse qual for, somos capazes de perder o brilho do olhar e não mais estamparmos o belo sorriso, então, deixamos que a alegria fuja de nós e aquela linguagem do céu, de louvor, dá lugar aos murmúrios e lamentações. Infelizes de nós!

Amar a Deus quando está tudo bem e a vida mil maravilhas é fácil, difícil é usar o sofrimento como escada até o Senhor

Quando visitados pelo sofrimento, temos a oportunidade de nos unirmos de forma íntima e misteriosa ao Crucificado que, em meio ao sofrimento e a dor, amou-nos até o fim. Como nos é custoso, penoso, amar a Deus no sofrimento, na angústia e na dor!

É exatamente aí, que precisamos ser tomados da certeza de que Deus como um Pai amoroso está a nos educar e, também, assim como quando consolados, devemos amar o Senhor. Não podemos desperdiçar tais oportunidades!

Aprendi que ao ser visitada pelo sofrimento, o Céu me dá a oportunidade de reparar, de consolar o coração ferido do crucificado. Aprendi ainda que: só se cresce e só se passa bem pelo sofrimento, quando damos sentido ao sofrimento.

O Senhor usou do sofrimento como escada para a chegada da nossa Salvação

No Calvário e no Alto da Cruz, o Senhor deu sentido a todo aquele sofrimento: a minha e a sua salvação! Quando entendermos essa linda realidade, acolheremos o sofrimento com alegria, além de descobrir que, ao usar a pedagogia da dor, o Senhor está nos fazendo uma visita de amor para o nosso crescimento.

Leia mais:
:: Se Deus existe, por que existe o sofrimento?
:: Tomar a cruz significa ter gosto pelo sofrimento?
:: Sofrimento: um companheiro inseparável
:: Existe sentido para viver o sofrimento?

É preciso saber sofrer! O sofrimento é a escada para o crescimento!

E, ao aprendermos, assim como Santa Teresinha também diremos: “O próprio sofrimento passa a ser a maior das alegrias, quando é buscado como o mais precioso dos tesouros”.

Ana Paula Meneses
Comunidade Canção Nova

Banner Vocação